Deputado Gil Pereira ressaltou benefícios obtidos com liberação de recursos
Fabiano Tolentino falou sobre o não pagamento do piso nacional dos professores
Problemas na Segurança Pública foram ressaltados pelo deputado Sargento Rodrigues

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 26/6/18

Recursos para unidades de saúde no interior e críticas à gestão do Estado pautaram os pronunciamentos de parlamentares.

26/06/2018 - 17:57




Saúde
O deputado Gil Pereira (PP) agradeceu ao ministro da Saúde, Gilberto Occhi, pela destinação de recursos financeiros a unidades de saúde no município de Montes Claros (Norte de Minas). O parlamentar ressaltou a inauguração, na última segunda (25), do Centro Avançado de Oncologia e Hematologia (Oncocenter), integralmente financiado pelo SUS. O Oncocenter pertence à estrutura da Santa Casa de Montes Claros. Gil Pereira lembrou que a unidade de tratamento de Acidente Vascular Cerebral, do mesmo hospital, também receberá recursos da União para o seu custeio. Por fim, mencionou a autorização para liberar recursos a duas unidades básicas de saúde (UBS) e uma unidade de pronto atendimento (UPA). Para ele, as ações vão beneficiar não só a população do município como de toda a região. Em aparte, os deputados João Leite (PSDB) e Durval Ângelo (PT) reconheceram o empenho de Gil Pereira na interlocução com o governo federal a fim de obter os recursos.

Gestão
O deputado Fabiano Tolentino  (PPS) teceu críticas ao Governo do Estado em seu discurso. Entre os assuntos abordados pelo parlamentar, estão a falta de pagamento do piso salarial nacional dos professores e de recursos para a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), assim como a ausência de investimentos nas escolas públicas. Para Fabiano Tolentino, essa situação é fruto de escolhas equivocadas do governo, como a criação de secretarias e de cargos comissionados. “A prioridade deve ser o pagamento dos servidores. A Assembleia tem que parar até que o pagamento seja colocado em dia”, sugeriu. O deputado ainda informou que um requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a atuação da Copasa já conta com 14 assinaturas. A presidente da empresa também foi convocada a prestar esclarecimentos em audiência pública na ALMG, segundo ele.

Segurança
Matéria do Portal G1 sobre ônibus incendiados no município de Elói Mendes (Sul de Minas) pautou o pronunciamento do deputado Sargento Rodrigues (PTB). O parlamentar falou sobre os casos recorrentes de ataques a veículos do transporte coletivo em municípios mineiros, sobretudo na região Sul do Estado, onde, “já ocorreram ataques em 23 cidades”. De acordo com ele, o governo estadual tem explicado as ocorrências, alegando que são ações de retaliação de facções criminosas contra o rigor disciplinar adotado nos presídios de Minas. Mas, para Sargento Rodrigues, é o “desmantelamento das políticas de segurança pública a verdadeira razão para os problemas que o Estado enfrenta na área”. Ele lembrou ainda o descumprimento do cronograma de pagamento dos servidores estaduais. Em aparte, o deputado Durval Ângelo (PT) disse que a oposição ajudaria não criando empecilhos para a operação de crédito, envolvendo a Codemig. Sargento Rodrigues afirmou que o empréstimo não dá à questão solução definitiva.

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.