Entrega de doações, na ALMG, à campanha do Dia de Cooperar (Dia C) em julho de 2017 - Arquivo ALMG

Assembleia vai debater ações sociais promovidas pelo Dia C

Reunião nesta quinta (28) pretende destacar a relevância do voluntariado desenvolvido pelo movimento cooperativista.

25/06/2018 - 15:41

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta quinta-feira (28/6/18), a partir das 9 horas, no Plenarinho IV, audiência pública para debater as ações sociais desenvolvidas pelo Dia de Cooperar, o Dia C, promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg). A reunião foi solicitada pelos deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB), Isauro Calais (MDB) e Roberto Andrade (PSB).

Segundo Antonio Carlos Arantes, a reunião ainda vai homenagear o idealizador do Dia C, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucatto. "Essa iniciativa, criada em Minas Gerais, é hoje adotada no País todo e devemos isso a Scucatto” afirmou o parlamentar.

Anualmente, a Ocemg celebra o movimento de voluntariado cooperativista. Neste ano, o Dia de Cooperar será realizado na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, no dia 30 de junho, das 9 às 13 horas.

De acordo com informações do site oficial da organização, O Dia C aconteceu pela primeira vez em 2009, com a participação de 139 cooperativas mineiras que se reuniram para realizar diversas ações voluntárias. Só em 2017, foram 254 cooperativas participantes, 56.456 voluntários envolvidos e mais de 916 mil pessoas beneficiadas.

O Sistema Ocemg – É formado pela junção de duas importantes instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas.

Ainda conforme o site da Ocemg, a entidade atua “em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro”, proporcionando orientação e apoio para a gestão eficiente do setor. O sistema, que conta com mais de 800 cooperativas, oferece ainda cursos, treinamentos, palestras e seminários.

Segundo a Lei 5.764, de 1971, que define a Política Nacional de Cooperativismo, as sociedades cooperativas são aquelas que celebram contrato se obrigando reciprocamente a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.