ALMG vai homenagear Assembleia de Deus de Betim

A reunião ocorrerá em virtude dos 80 anos da igreja evangélica, que possui cerca de 12 mil fiéis na cidade.

08/06/2018 - 14:35 - Atualizado em 12/06/2018 - 12:20

Em 1938, mesmo ano em que se emancipava o município de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a igreja evangélica Assembleia de Deus iniciava sua atuação naquela cidade. Em 2018, a instituição completa 80 anos e, em virtude disso, o Parlamento Mineiro vai homenagear a igreja, a requerimento do deputado Vanderlei Miranda (MDB).

O evento com essa finalidade está agendado para esta quinta-feira (14/6/18), às 20 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Conforme informações da sede da igreja em Betim, suas atividades no Brasil iniciaram-se no Pará em 1910, com a vinda de dois missionários suecos, dos Estados Unidos para o Brasil.

Daniel Berg e Gunnar Vingren, após aprenderem a língua portuguesa e terem facilidade na comunicação, intensificaram suas pregações a ponto de novos núcleos se formarem no resto do País.

História - Em Minas Gerais, a história da instituição começou quando o pastor da igreja do Pará, José Plácido da Costa, chegou a Belo Horizonte em 1927. Em 1956, foi inaugurada, na Rua São Paulo, a sede da igreja no Estado. Entre as pessoas que se destacaram ao longo da história da instituição em Minas estão Clímaco Bueno Aza, Nils Kastberg e Anders Johnson.

Ainda segundo a igreja, a implantação da Assembleia de Deus em Betim ocorreu em virtude da política sanitarista do médico e cientista Oswaldo Cruz. Essa política criou nos estados centros de tratamento para a hanseníase. Em Minas, um deles foi a Colônia Santa Izabel, em Betim, que abrigava doentes de várias partes do Estado. Muitas dessas pessoas começaram a formar a igreja no ano de 1938.

Atualmente, a instituição possui 85 templos e aproximadamente 12 mil fiéis em Betim e cidades do entorno. E o presidente da congregação no município é o pastor Nehemias Gaspar de Araújo, que receberá as homenagens da ALMG. Hoje, a igreja realiza trabalhos sociais nessas cidades próximas a Betim, além de ofertar uma escola de ensino fundamental para cerca de 600 crianças.

"Essa é uma marca muito importante para uma entidade, principalmente se considerarmos que nos dias atuais poucas instituições chegam a alcançar tamanha longevidade, após enfrentar tantas turbulências e situações difíceis, como sabemos que acontece com as igrejas evangélicas", afirmou o deputado Vanderlei Miranda.