O BDMG abriga instituto cultural que está completando 30 anos - Arquivo ALMG

Assembleia vai homenagear o BDMG Cultural

Instituto de cultura foi criado em 1988 e desde então presta serviços que incentivam a cultura no Estado.

11/05/2018 - 12:00

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) celebra, na próxima quinta-feira (17/5/18), o aniversário de 30 anos do Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, o BDMG Cultural. As comemorações serão no Plenário do Parlamento, às 19h30, em Reunião Especial, e atende a requerimento assinado pelos deputados Bosco (Avante) e Marília Campos (PT).

De acordo com informações do gabinete da parlamentar, a homenagem se justifica devido à importância do instituto na prestação de serviços culturais, como teatro, dança, música erudita instrumental, literatura, entre outros.

Vinculado ao Circuito Praça da Liberdade, corredor cultural de Belo Horizonte, o BDMG Cultural foi criado em 14 de dezembro de 1988 e idealizado por Carlos Laberto Teixeira de Oliveira, então presidente, e Silviano Cançado, na época vice-presidente.

“O apoio e fomento às atividades culturais é de fundamental importância para a valorização das manifestações culturais de nosso Estado. O BDMG Cultural tem cumprido muito bem esta missão ao promover eventos e atividades ligadas a diversas expressões artísticas.”, afirmou o deputado Bosco.

Ao longo de sua história, o instituto dedicou-se a fomentar a cultura de Minas Gerais e já abriu suas portas para receber artistas plásticos como Franz Weismann, Fernando Lucchesi, Mônica Sartori e Vicente Abreu. Atualmente o espaço seleciona trabalhos artísticos por meio de editais lançados ao longo do ano. Entre os projetos culturais do instituto estão o Mostras BDMG, Jovem Músico BDMG e Jovem Instrumentista BDMG.

Além do público em geral, estão convidados para a reunião na ALMG o presidente do BDMG, Marco Crocco, o presidente do BDMG Cultural, Rogério Faria, o Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, e pessoas da área cultura.