Cidadãos podem acompanhar as reuniões pela internet e fazer perguntas aos participantes
Comissão de Defesa do Consumidor foi uma das primeiras a testar a ferramenta

Reuniões Interativas aumentam participação popular

Parlamentares destacam benefícios e comemoram interesse dos cidadãos em participar dos debates.

07/05/2018 - 13:38 - Atualizado em 08/05/2018 - 12:06

Desde o último dia 6 de abril, os cidadãos podem participar, de onde estiverem, das audiências públicas e debates das comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Um mês após o lançamento da ferramenta Reuniões Interativas, deputados e assessores comemoram os primeiros resultados.

Para eles, a nova ferramenta tem possibilitado o incremento da participação popular em audiências públicas. Podendo ser acessada pela página que leva o nome do recurso, no Portal da Assembleia, ou pela agenda do Portal, ela permite o envio de perguntas a deputados e convidados, que podem respondê-las ao vivo, além da interação com outros participantes.

Recurso aproxima cidadãos da ALMG e pode orientar ações parlamentares

O deputado Felipe Attiê (PTB), que preside a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, destaca que muitas questões já foram recebidas nas audiências que conduziu, nesse último mês. Em sua opinião, isso mostra que o cidadão está atento ao trabalho da ALMG. Essa comissão foi uma das que contaram com testes da ferramenta, na semana anterior à do lançamento.

Para o parlamentar, a utilização da plataforma é eficaz para observar o que a população, que está do outro lado da tela, está entendendo da audiência. “Essa interação é extremamente importante, principalmente para nortearmos a condução dos trabalhos e esclarecermos alguns pontos que não foram bem compreendidos ou até que não foram explanados”, relata.

De acordo com o deputado Cristiano Silveira (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, o novo recurso tem mostrado que há gente interessada no trabalho realizado na ALMG e disposta a participar. “É uma ferramenta muito importante e que democratiza ainda mais o acesso do povo à casa do povo. É uma forma de permitir a participação de quem não tem disponibilidade para estar aqui, nas comissões, pessoalmente. É também uma forma de o Legislativo se apropriar das ferramentas disponíveis para promover as audiências”, afirma.

A assessora de processo legislativo do deputado Sargento Rodrigues (PTB), Laura Spyer Prates, relata que acompanha a ferramenta Reuniões Interativas desde o seu lançamento durante audiências em que o parlamentar está presente. Ela comenta que um dos ganhos é a participação de pessoas do interior nas reuniões. “Com o recurso, quem não pôde estar presente participa do mesmo jeito”, afirma.

O assessor das comissões Márcio Júnio de Oliveira Rezende Silva pontua esse ganho como um dos principais. “É uma ferramenta poderosa, que permite que o cidadão interessado no assunto em discussão envie sua dúvida ou sugestão de onde estiver”, afirma.

Laura conta que, por meio das Reuniões Interativas, verifica quais questões estão sendo levantadas. No fim da reunião, a assessora compila as perguntas para o deputado Sargento Rodrigues. Conforme explica, essas informações podem servir para embasar matérias jornalísticas do gabinete. Além disso, é feita uma análise da necessidade de uma resposta mais efetiva do parlamentar em relação a assuntos que, por exemplo, justifiquem a apresentação de requerimentos.