Além de infestação de formigas, instalações estariam em condições precárias - Foto Arquivo ALMG

Parlamento vai apurar denúncias contra maternidade de BH

Comissão de Saúde vai debater irregularidades apresentadas por servidores que atuam na instituição Odete Valadares

04/05/2018 - 15:09

A infestação de formigas registrada na Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, e outras inconformidades ocorridas na instituição serão debatidas em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima terça-feira (8/5/13), às 14 horas, no Auditório José Alencar Gomes da Silva.

A reunião atende a requerimento dos deputados Antônio Jorge (PPS) e Arlen Santiago (PTB). Os dois parlamentares manifestaram preocupação com as denúncias recentemente publicadas na imprensa quanto a diversas irregularidades que estariam ocorrendo na maternidade da Capital, referência em gestação de alto risco. Entre as denúncias, consta que recém-nascidos estariam sendo atacados por formigas que infestaram o CTI neonatal, conforme vídeo divulgado nas redes sociais.

Servidores e usuários do hospital denunciaram ainda a ocorrência de outros problemas e irregularidades, como goteiras e precariedade das instalações. As denúncias sobre infestação de formigas foram divulgadas em março. No início de abril, para chamar a atenção para o problema, servidores e pacientes atendidos na instituição fizeram uma manifestação, com um abraço simbólico na maternidade.

“No período em que presidi a Comissão de Saúde acompanhei de perto as dificuldades vivenciadas pelas unidades sob a responsabilidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e o pedido dessa audiência tem por objetivo dar andamento a esse processo", afirma o deputado Arlen Santiago. "Nessa reunião, pretendemos discutir os problemas enfrentados na Maternidade Odete Valadares, apurar as denúncias feitas por pacientes e funcionários, bem como exigir ações efetivas para a solução da crise vivenciada pela unidade”, conclui.

Após a repercussão do caso, a direção da maternidade informou, em nota, que já havia providenciado a dedetização do local e que o problema estava sob controle. Acrescentou ainda que os demais problemas apontados também estavam sendo solucionados.

Convidados – Para discutir o problema, a comissão convidou a participar da audiência, entre outros, o secretário de Estado de Saúde em exercício, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, e a presidente da Fhemig, Vânia Maria de Souza Melo Pinto da Cunha.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.