Usinas mineiras operadas por Furnas podem ser privatizadas - Foto Arquivo ALMG

ALMG recebe seminário sobre privatização do setor elétrico

Comissão da Câmara dos Deputados reúne trabalhadores e especialistas da área nesta segunda-feira (7), às 14 horas.

04/05/2018 - 15:18 - Atualizado em 04/05/2018 - 16:26

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados encarregada de examinar o projeto que trata da desestatização da Eletrobras realiza seminário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (7/5/18), às 14 horas, no Auditório.

A proposta de privatização do setor elétrico, que engloba as subsidiárias da Eletrobras, como Furnas, que opera usinas em Minas Gerais, é do Executivo Federal e está contida no Projeto de Lei Federal (PL) 9.463/18.

O evento na ALMG vai reunir especialistas, sindicalistas e parlamentares para debater os impactos dessa privatização. O seminário foi proposto e será coordenado pelos deputados federais mineiros Patrus Ananias (PT), vice-presidente da comissão especial e Leonardo Quintão (PMDB) e terá, ainda, a participação da deputada Jô Moraes (PCdoB).

Foram convidados o diretor-presidente de Furnas, Ricardo Medeiros; o ex-ministro de Minas e Energia Nelson Hubner; o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Olavo Machado; e o presidente do Sindicato dos Eletricitários de Furnas, Miguel Ângelo de Melo Faria.

Também são aguardados representantes dos empregados de Furnas, dos municípios vizinhos às usinas e aos lagos de hidrelétricas, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e da Plataforma Operária e Camponesa de Energia, que reúne sindicatos e movimentos contrários à privatização.

O mesmo seminário já foi realizado em Pernambuco e no Pará. Depois de passar por Minas Gerais, a comissão especial já tem encontros agendados em Sergipe, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.