Deputados do PT incorporaram nome de Lula à sua assinatura no painel do Plenário como ato de resistência contra a prisão de ex-presidente

Deputados do PT adotam nome do ex-presidente Lula

Painel de votação da ALMG já exibe a alteração solicitada pelos membros do partido.

17/04/2018 - 17:15 - Atualizado em 17/04/2018 - 17:58

Rogério Lula Correia, Cristiano Lula Silveira, Paulo Lula Guedes. Os parlamentares do PT foram assim anunciados para fazerem seus pronunciamentos durante Reunião Ordinária de Plenário, nesta terça-feira (17/8/18). O painel de votação com os nomes dos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) já exibe as alterações, que foram solicitadas por todos os membros do partido, por meio de requerimentos à Mesa da Assembleia.

O apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso no último dia 7, foi considerado pelo deputado Rogério Correia como uma homenagem. Ele explicou que a medida também representa um ato de resistência contra a prisão de Lula, que teria sido movida por interesses políticos e que não se encontraria assentada em provas.

Já o deputado Gustavo Corrêa (DEM) apresentou questão de ordem para questionar a incorporação do nome de Lula à assinatura política dos parlamentares petistas no painel da ALMG. Ele alega que o Parlamento estaria sendo usado como “propaganda política”. Gustavo Corrêa reconhece que o deputado é livre para adotar o nome que quiser, mas disse que a decisão deveria ter sido discutida entre as lideranças da Casa.

Minuto de silêncio – Antes de dar início à reunião, os deputados fizerem um minuto de silêncio devido ao falecimento, na segunda-feira (16), da conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais Adriene Andrade.

Críticas e agradecimentos ao governo do Estado também pautam sessão

O deputado Arlen Santiago (PTB), durante questão de ordem, afirmou que o governo do Estado ainda não nomeou os professores aprovados em concurso, que já estaria com os dias contados para o término do prazo. Ele disse que esses profissionais participaram do certame para dar aulas nas séries iniciais e não receberam qualquer sinalização do Executivo se serão ou não convocados. “A situação traz muita ansiedade, o prazo do concurso está acabando. É preciso dar uma resposta imediata aos candidatos”, ressalta o parlamentar.

A entrega de veículos paras as áreas de saúde e educação a dez municípios do Leste de Minas pelo governo do Estado também foi lembrada na reunião. O deputado João Magalhães (PMDB), em seu discurso na fase de Oradores, agradeceu ao governador Fernando Pimentel pelos novos equipamentos que beneficiarão a população da região.

Consulte o resultado da reunião.