Direitos da população LGBT têm sido tema de várias reuniões na Assembleia - Arquivo ALMG

Comissão visita serviço pioneiro de saúde para público LGBT

Ambulatório trans do Hospital Eduardo de Menezes será vistoriado por deputados e deputadas nesta terça-feira (17).

13/04/2018 - 10:11

Avaliar as condições de funcionamento do ambulatório de saúde integral para pessoas trans nas dependências do Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. Esse é o objetivo da visita que a Comissão Extraordinária das Mulheres realiza naquela instituição, nesta terça-feira (17/4/18), a partir das 10 horas.

O endereço do hospital, que integra a rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), é Rua Dr. Cristiano Rezende, 2.213, Bairro Bonsucesso, na capital mineira. O requerimento para a realização da visita é da presidente da Comissão, deputada Marília Campos (PT), e do ex-deputado Geraldo Pimenta (PCdoB).

Entre os convidados a participar da atividade estão o coordenador especial de Políticas de Diversidade Sexual da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Douglas Estevão de Miranda; e a coordenadora de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Lorena Luiza Chagas Lemos.

Resultado de uma parceria entre a Fhemig e a SES, o primeiro ambulatório de atenção especializada no processo transexualizador da saúde pública estadual abriu as portas em novembro do ano passado. O serviço conta com equipe interdisciplinar e multiprofissional, composta por psiquiatra, endocrinologista, clínico geral, enfermeiro, psicólogo e assistente social.

Segundo Marília Campos, a implantação do serviço foi uma vitória para este segmento da população e o desafio, a partir de agora, é garantir que este serviço seja de qualidade e esteja acessível a quem precise.

“A saúde integral da população trans é uma questão urgente. Para atender essa demanda, precisamos deste atendimento especializado, e os ambulatórios trans contam com uma equipe multidisciplinar preparada para acompanhar as pessoas da melhor forma possível. O Eduardo de Menezes é o primeiro hospital mineiro a receber um equipamento desses, avançando a luta por direito à saúde da população LGBT do nosso Estado”, aponta Marília Campos.

História - Inaugurado em 1954 com o nome de Sanatório do Estado de Minas Gerais, o Hospital Eduardo de Menezes integra, desde 1977, a Rede Fhemig, como uma das instituições do chamado Complexo de Especialidades. O hospital se destacou na década de 1980 quando abriu leitos para pacientes com Aids, tornando-se desde então referência no tratamento de doenças infectocontagiosas.

Segundo informações do Portal da Fhemig, atualmente o hospital presta atendimento hospitalar e ambulatorial para adultos, contribuindo paralelamente para o treinamento de profissionais e pesquisas. Também atua nas áreas de tisiopneumologia (doenças do pulmão) e dermatologia (pele).

Consulta a lista completa de convidados para a visita.