Gustavo Valadares falou dos problemas do concurso da educação, no domingo (8)
O deputado João Leite criticou a depredação ao prédio da presidente do STF
Ataques a caixas rápidos no Sul e Centro-Oeste foram abordados por Sargento Rodrigues

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 11/4/18

Deputados da oposição criticam atuação do governo do Estado em áreas como educação e segurança pública.

11/04/2018 - 17:34

Concurso da educação
“A omissão do governador nos envergonha”, sentenciou o deputado Gustavo Valadares (PSDB) em referência aos problemas do concurso público da educação, no último domingo (8). Entre eles, o parlamentar citou o atraso na abertura dos portões, a interrupção dos exames e o vazamento de questões. Em virtude disso, anunciou que vai requerer a convocação do secretário de Estado de Educação, Wieland Silberschneider, para explicar esses problemas. Gustavo Valadares ainda se indignou com o fato de o governo não ter dado esclarecimentos sobre os episódios e afirmou que se empenhará para cancelar o concurso. “Ninguém dá satisfação. Como vamos levar à frente o concurso, tendo em vista os problemas dos candidatos?”, questionou. Compartilhando da indignação do colega, a deputada Ione Pinheiro (DEM) assegurou que também se empenhará para o cancelamento do certame. Ela ainda apontou a falta de merenda em uma escola estadual e classificou a situação como um “absurdo”.

 

Má gestão
Também em tom crítico, o deputado João Leite (PSDB) considerou que “o governo do PT tem raiva de gestão”. Na sua avaliação, essa atitude tem causado problemas em diversas áreas, como os cortes na merenda escolar. Nessa linha, criticou o concurso público para a educação, no último domingo (8). “O governo tenta realizar concurso e vira essa tragédia: faltaram até provas para os candidatos!”, lamentou. João Leite também condenou a manifestação na Avenida N.Sra. do Carmo, na Capital, pedindo a libertação de Lula. E citou a vandalização do apartamento da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, próximo à ALMG. “Os baderneiros estão sendo aplaudidos por muitos. Essa é a democracia que a esquerda quer para o Brasil?”, questionou. Em aparte, Gustavo Valadares parabenizou João Leite e acrescentou que, até agora, o governador Fernando Pimentel e a Polícia Militar não se manifestaram sobre a depredação do imóvel de Carmen Lúcia.

 

Segurança pública
Com críticas à segurança pública, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) mostrou reportagem sobre ataques a caixas rápidos em municípios do Sul e Centro-Oeste mineiros. “Moradores amanheceram sob o fogo cruzado de bandidos assaltando os bancos”, narrou ele, informando que a Polícia Militar conseguiu prender a quadrilha. Sargento Rodrigues acrescentou que, nesta quarta (11), outros caixas foram explodidos em Passos (Sul). O deputado também condenou a depredação do apartamento da presidente do STF. “É um movimento de bandidos; movimento social não vai pichar prédio”, avaliou. Questionou ainda a redução de recursos do Governo do Estado para a área de segurança. Segundo ele, em 2014, a PM recebeu de investimentos R$ 36 milhões. Com Pimentel no poder, afirmou, houve grande redução, com essa rubrica caindo para R$ 7 milhões em 2017. “Na campanha, Pimentel dizia que equiparia as polícias, remuneraria bem os policiais e daria toda a estrutura. Cadê?”, perguntou. 

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.