A reunião da Comissão de Segurança Pública com o sargento Alexandre Rodrigues foi realizada em dezembro do ano passado

Deputados querem ouvir bombeiros sobre inquérito policial

Presidente de associação de servidores militares pode ser punido por ter participado de audiência na ALMG.

06/04/2018 - 12:18

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretende ouvir oficiais do Corpo de Bombeiros sobre a instauração de inquérito policial militar contra o sargento Alexandre Rodrigues. A motivação, segundo o presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), seria a participação dele em audiência pública na ALMG, onde fez críticas ao comando geral da corporação e ao Governo do Estado. A reunião, solicitada em conjunto com o deputado João Leite (PSDB), será na terça-feira (10/4/18), às 9h30, no Plenarinho IV.

Sargento Rodrigues critica a medida e explica que o militar é presidente da Associação dos Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (Ascobom-MG) e participou da reunião também como cidadão.

O objetivo da audiência pública é ouvir o corregedor do Corpo de Bombeiros, coronel Marcus José Tibúrcio Lima, e o capitão Luiz Frederico Barreto Pascoal, chefe da Divisão de Auditoria do Serviço de Segurança contra Incêndio e Pânico da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros.

Para o deputado, o inquérito afronta as prerrogativas da Assembleia e viola o artigo 5º da Constituição Federal, que assegura o direito de entidades associativas representarem seus filiados e veda a proibição desse direito por motivo de convicção política.

Convidados – Também foram convidadas outras autoridades para participar da audiência pública, como o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cláudio Roberto de Souza, e o coordenador da Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos e Controle Externo das Atividades Policiais, Luiz Gustavo Gonçalves Ribeiro.

Consulte a lista completa dos convidados.