Projeto do Rodoanel teve traçado dividido em alças, que farão o contorno da Capital passando por municípios da RMBH - Arquivo ALMG

Propostas para viabilizar Rodoanel serão debatidas na ALMG

Uma das alças viárias do projeto liga trechos da BR-381 e da BR-040. Comissão discute assunto na terça (10).

06/04/2018 - 10:40

As propostas para viabilizar as obras de construção das alças norte e sul do Rodoanel, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião está marcada para esta terça-feira (10/4/18), às 15 horas, no Plenarinho III.

A audiência foi solicitada pelo deputado Ivair Nogueira (PMDB). O projeto do anel viário metropolitano (Rodoanel) teve seu traçado dividido em três alças (sul, norte e leste), que farão o contorno da Capital mineira passando por vários municípios da RMBH.

Entretanto, o deputado Ivair Nogueira apontou que apesar de discutida há décadas e prometida por diversos governos, a obra não consegue avançar. “A construção do rodoanel está entre as obras rodoviárias prioritárias no Estado e considerada fundamental para melhorar a mobilidade na RMBH”, considerou.

Em junho de 2012, foi celebrado um acordo entre os governos federal, estadual e municipal (Belo Horizonte), fixando as atribuições de cada um para dar prosseguimento à construção do rodoanel. Dessa forma, foi definido que a parte sul é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a norte cabe ao governo do Estado e a leste ficou a cargo da Prefeitura de Belo Horizonte.

Segundo informações do gabinete do parlamentar, a alça norte foi a primeira a ter seu projeto concluído, tendo sido lançado um processo licitatório em 2014. Entretanto, em julho de 2016, a licitação foi anulada pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, em observância de parecer da Advocacia-Geral do Estado.

Traçados - A alça sul tem como principal trajeto a ligação de trecho da BR-381, em Betim, à BR-040, em Belo Horizonte, com 35 km de extensão e passando pelo município de Ibirité. A alça norte tem 67,5 km de extensão, ligando dois pontos da BR-381, em Betim e Sabará, e passando por outras seis cidades. Já o traçado da alça leste faz a ligação entre as alças norte e sul.

Foram convidados para participar da audiência pública representantes do Governo do Estado, do Dnit, entre outros.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.