Assembleia celebra centenário do Colégio Batista

Convenção Batista Mineira, fundada na mesma data, também será homenageada em Reunião Especial, nesta segunda (12).

09/03/2018 - 12:20

O centenário do Colégio Batista Mineiro será celebrado com Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima segunda-feira (12/3/17), a partir das 20 horas. Na mesma ocasião será comemorada também a fundação da Convenção Batista Mineira, que igualmente está fazendo 100 anos.

Primeiro signatário do requerimento para a realização da reunião, o deputado Ivair Nogueira (PMDB) acredita ser muito importante a celebração da data. "É com muito orgulho que comemoro os 100 anos do Colégio Batista Mineiro, rede que educa os cidadãos para que a nossa sociedade seja mais justa, inovadora e solidária. Esta data é especial para toda a minha família, pois meus filhos foram educados no colégio e hoje meus netos também recebem uma educação de qualidade e transformadora não apenas no ensino, como também no crescimento da fé. A homenagem é justa e merecedora", completou.

História - Em 1º de março de 1918, o casal de missionários batistas americanos Ephigênia Maddox e Otis Pendleton Maddox iniciaram as atividades do Colégio Batista Mineiro na recém-construída Belo Horizonte.

Hoje a região onde o colégio foi construído é reconhecida pela prefeitura da cidade como bairro Colégio Batista. A instituição de ensino foi entregue à Convenção Batista Mineira para mantê-la e administrá-la.

No ano de 1943, foi criada a Junta de Educação, entidade sem fins lucrativos e órgão superior da administração de todas as unidades de ensino da Rede Batista de Educação.

A instituição se propõe a ministrar a educação integral, incluindo a formação moral do cidadão e o seu aprimoramento cultural, físico e espiritual através dos princípios do caráter cristão expressos no Programa Ética e Caráter.

Hoje, além do Berçário, o Colégio Batista Mineiro e a Faculdade Batista de Minas Gerais fazem parte da Rede Batista de Educação, que inclui também as escolas de Esportes, Idiomas e Música além da Unidade Social Nova Contagem e diversos projetos de responsabilidade social.

A instituição é formada por oito campi de ensino nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Ouro Branco (Região Central) e Uberlândia (Triângulo Mineiro).