O curso de formação do Parlamento Jovem de Minas teve início nesta terça (6) e prossegue na quarta (7)
Betânia tira dúvidas dos responsáveis pelos municípios estreantes do Alto Jequitinhonha e Mucuri
José Carlos, que participa do projeto pela quarta vez, viu a adesão na sua região se multiplicar

ALMG promove capacitação de coordenadores do PJ Minas

Representantes dos 88 municípios participantes se reúnem em atividades organizadas pela Escola do Legislativo.

06/03/2018 - 16:55 - Atualizado em 06/03/2018 - 19:07

Coordenadores regionais do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) participaram, nesta terça-feira (6/3/18), de um curso de capacitação na Escola do Legislativo. O objetivo da atividade, que prossegue nesta quarta (7), é abordar os desafios da expansão do projeto e sua modelagem organizacional, apresentar novas possibilidades, instrumentos e estratégias para o seu desenvolvimento e propor habilidades para uma coordenação mais colaborativa e efetiva.

O PJ Minas, que chega à sua 15ª edição com o tema violência contra a mulher, é um projeto de formação política de estudantes, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais. Este ano, os 88 municípios participantes foram divididos em 16 polos regionais, quatro a mais do que em 2017.

No encontro desta terça-feira (6), estiveram em pauta a importância dos polos para o projeto, a elaboração dos regulamentos regionais e a utilização da comunicação como instrumento de mobilização dos estudantes.

Os polos regionais, instituídos em 2014, atuam como multiplicadores para a formação de uma grande rede colaborativa. A ideia é descentralizar a coordenação do projeto, tornando-o ainda mais democrático.

Etapa regional - Nesta quarta-feira (7), os participantes vão debater o planejamento e a realização das plenárias regionais e participar de oficinas de estudo sobre o documento-base que deve norteá-las. Ao final, cada coordenador vai apresentar o trabalho que vem sendo realizado nos seus polos.

Adesão ao projeto cresce a cada ano

Ao longo das 15 edições do PJ Minas, o envolvimento da sociedade com o projeto cresceu exponencialmente. Coordenadora do polo Alto Jequitinhonha e Mucuri, Betânia Salermo conta que, em 2015, apenas nove alunos de Itamarandiba participaram do Parlamento Jovem de Minas, enquanto houve mais de 200 inscrições no município no ano passado.

O polo que ela coordena foi criado este ano, com o ingresso das cidades de Malacacheta, Datas e Diamantina, que se uniram às já participantes Capelinha e Itamarandiba. Betânia tem atuado como mediadora da gestão estadual, esclarecendo dúvidas básicas dos responsáveis pelos municípios estreantes, como o modelo de cronograma das atividades e o processo de inscrição dos estudantes.

Coordenador do polo Noroeste, que engloba as cidades de Unaí, João Pinheiro, Bonfinópolis de Minas e Natalândia, José Carlos da Costa participa pela quarta vez do PJ Minas. Assim como ocorreu no Jequitinhonha, a adesão ao projeto se multiplicou na região. De acordo com José Carlos, o número de escolas participantes de Unaí saltou de três para nove.

No município, já houve oficinas sobre a metodologia do Parlamento Jovem de Minas e orçamento público. O polo também já fez sua primeira reunião de planejamento, com a participação de todos os coordenadores e dos presidentes das câmaras municipais envolvidas.

Como resultado concreto da participação dos estudantes da região no projeto, José Carlos cita o protagonismo que alguns deles tiveram nas ocupações pacíficas de escolas contra a emenda constitucional que limitou o aumento dos gastos públicos federais.