Deputados também aprovaram outras audiências públicas e uma visita

Comissão deve discutir situação da Unimontes e da Uemg

Requerimento para que o assunto seja tratado em audiência pública foi aprovado na Comissão de Assuntos Municipais.

01/03/2018 - 12:06 - Atualizado em 01/03/2018 - 18:06

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quinta-feira (1º/3/18), requerimento assinado pelos deputados Gil Pereira (PP), Gustavo Valadares (PSDB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Ione Pinheiro (DEM) para que os problemas enfrentados pela Unimontes e pela Uemg sejam discutidos em audiência conjunta com a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Gil Pereira destacou que, em decorrência da escassez de recursos financeiros, as universidades do Estado, especialmente a Unimontes, vêm perdendo dezenas de profissionais, mestres e doutores, nos últimos meses. O requerimento pela audiência aponta a necessidade urgente de reestruturação do plano de carreira desses servidores.

O presidente da comissão, deputado Paulo Guedes (PT), afirmou que o governo está negociando permanentemente com os professores e funcionários das instituições, mas já adiantou que ainda não há como rever os planos de carreira, porque o Executivo já atingiu o chamado "limite prudencial" de gastos com folha de pagamento do funcionalismo.

Lanches nas escolas - A comissão também aprovou pedido do deputado Fred Costa (PEN) para que se realize audiência pública para debater a qualidade da alimentação, assim como os serviços de venda de lanches e bebidas, nas unidades educacionais públicas e privadas do Estado.

Fred Costa teve ainda outro requerimento aprovado, para discussão, em audiência, das políticas públicas voltadas para a questão da microcefalia no Estado.

Minha Casa, Minha Vida - Outro requerimento aprovado pela Comissão de Assuntos Municipais é para realização de visita a Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, para verificar a construção de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida naquele município. Segundo o autor do pedido, deputado Elismar Prado (PDT), os beneficiários estão indignados, pois aguardam há dois anos a entrega das chaves das moradias.

Consulte o resultado da reunião.