Na última quarta (21), servidores anunciaram que entrariam em greve por tempo indeterminado

Falta de recursos no Ipsemg motiva audiência pública

Comissão de Saúde vai discutir ainda carências no atendimento, condições de trabalho e atraso no pagamento de servidor.

23/02/2018 - 12:43

Com a finalidade de debater a situação do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (28/2/18), às 9 horas, no Plenarinho III. O requerimento para realização da reunião é assinado por diversos parlamentares, tendo à frente o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

Segundo os autores do requerimento, a “recorrente falta de repasse de recursos por parte do Poder Executivo” estaria impactando as condições de atendimento, o fornecimento de medicamentos básicos – com paralisação dos atendimentos e atraso nos salários dos servidores –, e na realização das cirurgias eletivas.

No documento, os parlamentares alegam que a situação gera precariedade nas condições de atendimento aos segurados e demais beneficiários do plano de saúde na Capital e no interior. Eles apontam, ainda, “as difíceis condições de trabalho dos servidores da autarquia, decorrentes da sistemática indisponibilidade dos recursos financeiros indispensáveis para o regular funcionamento do órgão”.

Além de Dalmo Ribeiro Silva, também assinam o requerimento o presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), a deputada Ione Pinheiro (DEM) e os deputados João Leite (PSDB), Felipe Attiê (PTB), Antônio Jorge (PPS), Gustavo Corrêa (DEM) e Doutor Wilson Batista (PSD).

Greve - Na última quarta-feira (21), durante audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, servidores anunciaram que entrariam em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (23), "diante da ausência de sinalização do Poder Executivo em tomar medidas efetivas", conforme informou a presidente do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (Sisipsemg), Maria Abadia de Souza.

Convidados – Diversas autoridades foram convidadas a participar da audiência pública, entre elas secretários de Estado, como José Afonso Bicalho, da Fazenda; Helvécio Magalhães, de Planejamento e Gestão; e Nalton Moreira da Cruz, de Saúde.

Também foram convidados o procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Sérgio Tonet; o presidente do Ipsemg, Hugo Vocurca Teixeira; e sindicalistas, como Renato Almeida de Barros, diretor do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.