O presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, lembrou a trajetória política de Armando Costa

Plenário presta homenagem ao ex-deputado Armando Costa

Parlamentares mineiros destacam coerência, diálogo e compromisso do ex-colega, que faleceu na última terça-feira (13).

15/02/2018 - 17:29 - Atualizado em 16/02/2018 - 16:17

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) abriu a Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (15/2/18), com um minuto de silêncio em homenagem ao ex-deputado Armando Costa (PMDB), falecido na última terça (13). O presidente Adalclever Lopes, também do PMDB, lembrou a trajetória política de Costa, sua passagem pelos Legislativos estadual e federal e pelo Executivo mineiro como secretário de Saúde.

O deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), que foi colega de Costa no secretariado do então governador Itamar Franco, salientou seu compromisso e idealismo. “Ele foi um homem público que fez jus a esse nome e deve ser exemplo para nosso partido”, afirmou.

Falando em nome do PT e do Bloco Minas Melhor, o deputado André Quintão saudou a família do ex-parlamentar, a quem classificou como determinado e coerente. “Ele se dedicou à política como serviço, como missão”, reforçou.

O líder da Maioria, deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), afirmou que Costa foi um dos grandes nomes do partido e deixou sua marca em todo o Estado. O deputado João Leite (PSDB) falou em nome da Minoria e destacou o papel do ex-deputado na redemocratização do País. “Foi um homem de diálogo com todos os partidos”, frisou.

Já o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) foi contemporâneo de Costa na ALMG e lembrou a liderança do ex-parlamentar quando o PMDB tinha 41 dos 77 deputados mineiros. “Foi um grande médico e grande homem público”, sintetizou.

André Quintão se solidarizou, ainda, com familiares das vítimas do acidente com um ônibus na região do Barreiro, em Belo Horizonte, ocorrido também na terça-feira (13). Ele afirmou que espera a apuração dos fatos para que se possam evitar novos acidentes como esse.

Fapemig – Também foi designada comissão especial para emitir parecer sobre a Indicação 57/18, do governador Fernando Pimentel, que traz o nome Evaldo Ferreira Vilela para o cargo de presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Pelo Bloco Minas Melhor, os efetivos são os deputados Durval Ângelo (PT) e Tadeu Martins Leite; enquanto a deputada Marília Campos (PT) e o deputado João Magalhães (PMDB) são suplentes. Pelo Bloco Compromisso com Minas Gerais, o deputado Agostinho Patrus Filho (PV) é o efetivo, e o deputado Glaycon Franco (PV), o suplente.

Já pelo Bloco Verdade e Coerência, foram designados, como efetivos, os deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB) e Antônio Jorge (PPS), e como suplentes, Bonifácio Mourão e João Leite.

Consulte o resultado da reunião.