O projeto Assembleia Solidária foi criado para mobilizar cidadãos e instituições em torno de causas sociais - Arquivo ALMG

ALMG arrecada donativos para vítimas da chuva no Estado

Lançamento da campanha acontece durante a Cantata de Natal, promovida pelo Legislativo mineiro nesta quarta (6).

05/12/2017 - 17:43 - Atualizado em 05/12/2017 - 18:03

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará até o dia 18 de dezembro uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas em Minas Gerais. Serão aceitas doações de água mineral, alimentos não perecíveis, artigos de higiene pessoal e materiais de limpeza.

A iniciativa será lançada oficialmente nesta quarta-feira (6/12/17), durante a Cantata de Natal da ALMG, e faz parte do projeto Assembleia Solidária. O ponto de entrega dos donativos é o Hall Administrativo do Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho - BH), em frente ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). As doações podem ser feitas das 8h30 às 18h30.

Ocorrências - A chuva tem feito vítimas em diversos municípios mineiros. O corpo de uma criança que desapareceu em uma enxurrada em Urucânia (Zona da Mata) foi encontrado nesta terça-feira (5). Do fim de semana até esta data foram divulgadas oficialmente três mortes no Estado em decorrência dos temporais. Quatro pessoas estão desaparecidas. As buscas por um menino de sete anos e sua avó continuam.

Em Belo Horizonte, diversos córregos transbordaram; também houve alagamento de vias e quedas de muro e árvores. A Defesa Civil Municipal registrou 108 ocorrências apenas no último domingo (3). A de maior gravidade foi a queda parcial de uma residência localizada no Bairro Minas Caixa, que causou ferimentos leves em três pessoas.

Em Vespasiano (RMBH), os bombeiros buscam por uma pessoa que teria caído em galeria que deságua em um córrego da cidade. Em Rio Casca (Zona da Mata), as intensas chuvas que atingiram o município causaram alagamento nas vias, que ficaram inacessíveis por horas no último fim de semana. Foi registrada, ainda, a queda de uma ponte na área central da cidade, tendo o nível das águas chegado a mais de dois metros de altura. Toda a área comercial foi atingida pela força das águas. A falta de energia atingiu alguns bairros e prejudicou o acesso à internet.

Assembleia Solidária - Criado pela Mesa da Assembleia com o objetivo de mobilizar cidadãos, entidades e instituições públicas e privadas em torno de causas sociais, o projeto é desenvolvido em parceria com instituições ligadas ao Parlamento mineiro, como a Associação dos Servidores Aposentados da ALMG (Aplemg), Associação dos Servidores do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Aslemg), Cooperativa de Crédito dos Servidores dos Poderes Legislativos do Estado de Minas Gerais (Sicoob Cofal) e Sindicato dos Servidores da ALMG (Sindalemg).