O ministro conselheiro dos Estados Unidos no Brasil e a chefe do Escritório Diplomático em Minas disseram que pretendem expandir as ações educacionais no Estado

Presidente recebe representantes da diplomacia americana

Visita Oficial foi realizada nesta terça-feira (21), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa.

21/11/2017 - 16:28

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), recebeu, nesta terça-feira (21/11/17), no Salão Nobre, o ministro conselheiro dos Estados Unidos no Brasil, William Popp, e a chefe do Escritório Diplomático em Minas Gerais, Rita Rico. Durante a visita oficial, os representantes da diplomacia norte-americana ressaltaram que pretendem expandir as ações educacionais no Estado.

Nesse sentido, Popp e Rico recordaram a parceria já realizada entre a Embaixada dos EUA e a Escola do Legislativo: a oficina ministrada pelo educador americano Wesley J. Watkins a participantes do Parlamento Jovem, em junho deste ano.

Fundador da ONG Jazz and Democracy (J&D), Watkins demonstrou que os princípios do gênero musical e o sistema político dialogam. Adalclever Lopes reiterou a relevância da iniciativa e disse que o Parlamento mineiro está de portas abertas para outras propostas.

Rita Rico anunciou que, a partir de fevereiro de 2018, o escritório diplomático vai disponibilizar um assessor acadêmico para orientar os interessados que queiram ingressar em universidades americanas ou fazer intercâmbio.

O profissional atuará em unidade do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), na Capital mineira. “Vamos oferecer orientações a respeito dos procedimentos e requisitos a serem cumpridos”, disse ela.

Relações econômicas – O ministro conselheiro dos Estados Unidos falou sobre a importância das relações econômicas entre os países e a presença significativa de empresas americanas em Minas Gerais. Ele disse acreditar que vão despontar ótimas oportunidades de negócio no âmbito da economia digital.

Também participaram do encontro os deputados Lafayette de Andrada (PSD), Dalmo Ribeiro (PSDB), Gustavo Corrêa (DEM), Vanderlei Miranda e Tadeu Martins Leite (ambos do PMDB), Inácio Franco e Agostinho Patrus (ambos do PV) e Dirceu Ribeiro (PHS).

Os deputados também fizeram perguntas a William Popp, sobretudo, a respeito da possibilidade de ser instalado no Estado um consulado dos EUA e a possibilidade de aumentar o número de voos diretos para as principais cidades norte-americanas.

Popp informou que não há previsão para a instalação do consulado em Belo Horizonte e que a questão aérea depende das companhias e passa ainda por decisões que competem à União.

O Escritório Diplomático está situado na Avenida do Contorno, 4520, Santa Efigênia, na Capital.