Negativa de empréstimos consignados a servidores gera debate
Categoria estaria inadimplente em razão da falta de repasse dos valores pelo Estado aos bancos.
10/11/2017 - 11:33A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública, nesta terça-feira (14/11/17), com o objetivo de debater a negativa na concessão de empréstimos consignados aos servidores públicos estaduais, civis ou militares, fundamentada em suposta inadimplência da categoria. A reunião, solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT), está marcada para as 14h30, no Auditório José Alencar Gomes da Silva.
De acordo com o parlamentar, seu gabinete tem recebido demandas reincidentes de servidores públicos do Estado civis e militares que, ao procurarem as agências bancárias para requererem empréstimos consignados, são surpreendidas com negativas baseadas em suposta inadimplência da categoria.
Sargento Rodrigues explica, no entanto, que a alegada inadimplência não se daria pela falta de pagamento por parte dos servidores, uma vez que estes sofrem os descontos diretamente em folha. A falta de credibilidade atribuída à classe decorreria do atraso ou não repasse dos valores descontados pelo Estado às agências bancárias conveniadas.
“Ou seja, os servidores públicos civis e militares, apesar de sofrerem desconto em folha de pagamento, ficam impedidos de realizarem empréstimos consignados em razão da inadimplência do Estado perante os bancos”, afirma.
Para a reunião, foram convidados secretários de Estado, deputados federais, além de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de instituições bancárias.