Centro do Queijo Artesanal será tema de audiência pública
Projeto foi anunciado pelo Poder Executivo para atender produtores da região do Serro.
10/11/2017 - 10:35Em audiência pública agendada para esta sexta-feira (17/11/17), às 10 horas, no Plenarinho IV, a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debaterá proposta do governo estadual para construir o Centro de Especialização e Pesquisa do Queijo Artesanal.
O requerimento para realização da reunião é do deputado Bonifácio Mourão (PSDB), que pretende discutir a viabilidade do empreendimento e suas potencialidades. Segundo o parlamentar, a audiência pública atende uma solicitação da Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro (CooperSerro), responsável pela cadeia produtiva, fortalecimento e valorização do queijo do Serro, município da Região Central.
De acordo com informações divulgadas pelo Poder Executivo, o centro deverá atender produtores de 11 municípios da região (Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul, Serro e Rio Vermelho).
O empreendimento terá como objetivo fomentar a qualidade do queijo produzido na região, tornando-se referência para estudos e análises. Os investimentos para construção e compra de equipamentos serão responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor).
Para elaboração do projeto, serão firmadas parcerias para apoio técnico com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Ainda segundo as informações do Executivo, o centro deverá ser administrado pela Associação de Produtores Artesanais do Queijo do Serro (Apaqs). O órgão deverá desenvolver pesquisas em todas as etapas de produção do queijo artesanal, desde a análise da água utilizada no processo de fabricação até o produto pronto.
Entre as autoridades que já confirmaram presença estão os prefeitos Guilherme Simões Neves (de Serro), Vitor Ferreira dos Santos (de Alvorada de Minas) e Antônio Baracho Júnior (de Santo Antônio do Itambé); além do analista de projetos da Codemig, Carlos Frederico Agilar Ferreira.