Parlamentares também querem visitar Assembleia Legislativa de São Paulo e unidades prisionais do Triângulo Mineiro

Comissão vai convocar comandantes da PM para reunião

Deputados querem esclarecimentos sobre irregularidades constatadas em visita à 6ª Cia. do 1º BPM.

25/10/2017 - 18:13

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quer esclarecer irregularidades que constatou durante visita, na última terça-feira (24/10/17), à 6º Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Os deputados aprovaram convocação dos comandantes da companhia, major Renato Salgado Cintra Gil, e do 1º BPM, tenente-coronel Eduardo Felisberto Alves, em reunião nesta quarta-feira (25).

A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT). De acordo com ele, os deputados encontraram, dentre outras irregularidades, policiais prestando serviço de pedreiros e um ambiente insalubre de trabalho.

Outras cinco audiências públicas foram aprovadas na reunião. Numa delas, a pedido também do deputado Sargento Rodrigues, serão debatidas as condições de trabalho a que estão submetidos os policiais que trabalham na 117ª Companhia do 9º BPM. As denúncias são de que os policiais trabalham com carga horária excessiva, sem folga, chegando a mais de 60 horas semanais.

O mesmo parlamentar, em conjunto com o deputado João Leite (PSDB), solicita audiência pública para entregar diplomas referentes a votos de congratulações concedidos a policiais.

Repasses ao IPSM também serão cobrados

O deputado Cabo Júlio (PMDB) propõe uma audiência pública com a presença do secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho, para explicar o atraso nos repasses ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM).

De acordo com o parlamentar, esses atrasos vêm acarretando o descredenciamento da rede conveniada e têm comprometido o tratamento de saúde de bombeiros e policiais militares, bem como de seus pensionistas.

Debater a adoção de políticas públicas efetivas para o combate à criminalidade em Bom Sucesso (Centro-Oeste de Minas) é o assunto de reunião solicitada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). O deputado Arnaldo Silva (PR), por sua vez, requereu uma audiência pública para debater a situação do presídio de Frutal (Triângulo Mineiro).

Visitas – Também foi aprovada uma visita às unidades prisionais do Triângulo Mineiro. O objetivo é apurar a situação dos estabelecimentos, bem como as condições de trabalho dos agentes prisionais. O requerimento é assinado pelos deputados Sargento Rodrigues e João Leite.

Outro requerimento, dos deputados Sargento Rodrigues, Dilzon Melo (PTB) e João Leite, é para a realização de visita à Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de São Paulo. A finalidade é discutir ações de interesse dos dois estados no combate à criminalidade.

Consulte o resultado da reunião.