Comissão vai a Glaura debater recuperação da igreja matriz

Visita nesta quarta (25) vai tratar de situação de templo religioso do século XVII que corre riscos de desabamento.

20/10/2017 - 09:23

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, nesta quarta-feira (25/10/17), no distrito de Glaura, em Ouro Preto (Região Central), a situação da Igreja Matriz de Santo Antônio, que está sob risco de desabamento. A visita, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Bosco (Avante), está marcada para as 10 horas (Praça da Matriz, sem número).

De acordo com o parlamentar, o objetivo é debater soluções efetivas para a recuperação do templo religioso, erguido em 1758 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A igreja atualmente está interditada sob risco real de desmoronamento, com severas rachaduras em sua estrutura. Em razão da gravidade da situação, a própria comunidade tem realizado pequenas reformas. Para o deputado Bosco, a situação traz prejuízo ao patrimônio histórico e artístico nacional, assim como às manifestações religiosas e sociais locais.

Convidados - Para a visita, foram convidados o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, assim como autoridades municipais e representantes do Ministério Público e do Iphan.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.