Sargento Rodrigues criticou parcelamento do salário de servidores
João Leite salientou que iniciativas violam Estatuto da Criança
Bonifácio Mourão elogiou administração do Cruzeiro
André Quintão convocou mobilização contra corte de recursos

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 3/10/17

Deputados criticaram política remuneratória do Estado, exposições artísticas polêmicas e cortes de verbas federais.

03/10/2017 - 18:00

Parcelamento
A política remuneratória do Governo do Estado foi alvo de críticas do deputado Sargento Rodrigues (PDT) durante seu pronunciamento em Plenário. O parlamentar destacou que o governador tem se mostrado incapaz de acabar com o parcelamento da remuneração dos servidores do Poder Executivo, que já ocorre há um ano e dez meses. “O governador disse que a receita ia melhorar com os fundos que foram aprovados em julho, mas agora no mês de setembro, a última parcela do salário dos servidores só foi paga no dia 28”, afirmou o deputado. Ele exibiu gravação sonora de críticas ao governo feitas pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Denilson Martins. O sindicalista cobrou que o governo vá além do discurso. De acordo com Sargento Rodrigues, o governo não tem conseguido fazer sequer o trivial, que é preservar os serviços de saúde e educação. “A prioridade é dar emprego aos companheiros do PT”, acusou.

 

Família
O deputado João Leite (PSDB) criticou o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, por uma exposição que, em sua avaliação, é um exemplo de “perversidade” que ameaça as crianças e as famílias do País. A exibição contém imagens sexualmente explícitas. “É uma exposição custeada pelo dinheiro público e que envergonha a todos nós”, condenou o parlamentar. Ele também atacou a iniciativa da Funarte, também na Capital, de exibir a peça “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu”, que estará em cartaz entre 5 e 8 de outubro. Na peça, uma atriz transexual encena o papel de Jesus Cristo. João Leite acusou a esquerda de violar o Estatuto da Criança e do Adolescente. “A elite da esquerda impõe às crianças a imoralidade”, afirmou. Em apartes, os deputados Léo Portela (PRB) e Noraldino Júnior (PSC) apoiaram o posicionamento de João Leite. A deputada Rosângela Reis (Pros) propôs uma mobilização para impedir as exibições.

 

Cruzeiro
A vitória do Cruzeiro Esporte Clube na final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, foi motivo de elogios e comemoração do deputado Bonifácio Mourão (PSDB) na tribuna do Plenário. “É pentacampeão da Copa do Brasil”, afirmou. O deputado também deu as boas vindas ao presidente eleito do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá, que sucederá Gilvan de Pinho Tavares. A eleição de Wagner Pires aconteceu na segunda (2/10/17), mas ele só tomará posse em 31 de dezembro. Mourão elogiou o trabalho de Gilvan à frente do clube, que durante sua gestão venceu o Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014, além da Copa do Brasil deste ano. Em aparte, o deputado Sargento Rodrigues também comemorou a vitória do clube mineiro. O deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), presidente do América Futebol Clube, reconheceu o bom desempenho do time rival e aproveitou o aparte para fazer um alerta sobre o avanço da doença chikungunya em Minas e no Brasil.

 

Cortes
A decisão do governo federal de cortar em 98,5% os recursos orçamentários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em 2018, foi o principal assunto abordado pelo deputado André Quintão (PT), que classificou o corte como a “morte” do sistema. Ele também criticou o corte de 11% no orçamento do Bolsa-Família. Ao comentar as críticas feitas por outros deputados a espetáculos artísticos, André Quintão afirmou que a grande ameaça às crianças e adolescentes brasileiros é o desmonte das políticas sociais promovido pelo governo federal. “As crianças estão voltando ao trabalho infantil”, lamentou. O deputado destacou que foi o fortalecimento do Suas e de outras políticas sociais, durante os governos petistas, que permitiu a saída de 40 milhões de brasileiros da linha de pobreza. “Esse sim é o legado do PT e das pessoas de bem em nossa sociedade”, afirmou o parlamentar. Ele convocou uma mobilização contra os cortes orçamentários anunciados.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.