Deputados também querem conhecer condições do trabalho da Fundação Dom Bosco, em Belo Horizonte.

Comissão quer conhecer teclado para pessoas com deficiência

Tecnologia será apresentada por seu criador, o analista de sistemas Gleisinho, que tem paralisia cerebral.

26/09/2017 - 17:44

A Comissão da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deve realizar uma reunião para conhecer o novo modelo tecnológico utilizado para a produção de um teclado inteligente multifuncional. Requerimento com essa finalidade, de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), foi aprovado nesta terça-feira (26/9/17).

Para apresentar a tecnologia, será convidado o analista de sistemas Gleison Fernandes de Faria, criador do teclado voltado para pessoas com deficiência. Nascido com paralisia cerebral, Gleisinho, como é conhecido em Itaúna (Centro-Oeste de Minas), desenvolveu o equipamento para permitir a digitação de qualquer letra, número, símbolo ou comando utilizando apenas nove teclas, que podem ser acionadas até com os pés e substituem o mouse do computador.

Visita – Na mesma reunião, foi aprovada uma visita à Fundação Dom Bosco, em Belo Horizonte, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD). A finalidade é conhecer a estrutura da instituição e os serviços oferecidos às pessoas com deficiência.

Os deputados também decidiram que a comissão participará, nesta quarta-feira (27), da II Parada da Educação Municipal para Conscientização da Luta da Pessoa com Deficiência, a ser realizada em Frutal (Triângulo Mineiro). O parlamentar escolhido para a representação foi o próprio autor do requerimento, Arnaldo Silva (PR).

Consulte o resultado da reunião