Para um dos autores do requerimento, o uso excessivo de agrotóxicos coloca em risco a segurança alimentar da população

Uso excessivo de agrotóxicos preocupa deputados

Fiscalização do IMA apreendeu quase 5 mil quilos e cerca de 14 mil litros de produtos irregulares em lojas e fazendas.

22/09/2017 - 15:25

O uso excessivo de agrotóxicos será discutido pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A audiência pública será realizada nesta quarta-feira (27/9/17), às 15 horas, no Auditório.

A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), juntamente com os demais membros: deputados Fabiano Tolentino (PPS), Emidinho Madeira (PSB), Gustavo Santana (PR) e Isauro Calais (PMDB).

A utilização inadequada dos defensivos agrícolas preocupa o deputado Antonio Carlos Arantes. De acordo com o parlamentar, a fiscalização do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) no primeiro semestre deste ano interditou 4.268 quilos e 9.639 litros desses produtos em estabelecimentos comerciais. Nas propriedades rurais fiscalizadas, foram interditados 456 quilos e 3.958 litros de agrotóxicos.

“Vivemos uma época de uso excessivo de agrotóxicos e isso coloca em risco a segurança alimentar da população. A cada estudo, aumenta a comprovação dos danos à saúde. Está na hora de discutirmos esse assunto na Assembleia”, argumenta o deputado.

Entre os convidados para o debate, estão representantes do IMA, de trabalhadores e produtores rurais e da indústria de agrotóxicos.

Consulte a lista completa de resultados da reunião.