Pacientes do SUS estariam encontrando dificuldades no acesso a órteses e próteses - Arquivo ALMG

Dificuldade no acesso a órteses e próteses motiva reunião

Audiência pública da Comissão de Saúde será realizada na próxima quinta-feira (21).

15/09/2017 - 11:54

Com o objetivo de debater a dispensa de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública na próxima quinta-feira (21/9/17), às 9h30, no Plenarinho I.

Autor do requerimento para a realização da reunião, o deputado Carlos Pimenta (PDT) explica que o debate surgiu de uma demanda apresentada pelos vereadores de Montes Claros (Norte de Minas). Segundo o parlamentar, os pacientes do SUS na região têm encontrado dificuldades no acesso a órteses e próteses de todo tipo.

De acordo com o deputado, há demora na liberação do atendimento, bem como para a chegada das próteses e órteses. “Por que a Secretaria de Saúde não está disponibilizando? Há uma fila grande e o Estado não está acompanhando a demanda. Isso está acontecendo em todas as regiões, não só em Montes Claros”, afirma.

Entre os convidados para debater o assunto estão o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz; o presidente do Conselho Regional de Medicina, Fábio Augusto de Castro Guerra; e o vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gilmar Borges Rabelo.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.