Nesta fase, os estudantes vão votar o documento contendo propostas relacionadas ao tema

ALMG recebe etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas

A partir de quarta-feira (20), estudantes discutem propostas para melhorar educação política nas escolas.

15/09/2017 - 11:49 - Atualizado em 15/09/2017 - 17:18

A partir desta quarta-feira (20/9/17), estudantes de todas as regiões do Estado se reúnem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para a plenária estadual do Parlamento Jovem de Minas 2017 (PJ Minas). O projeto chega à fase final após ter mobilizado quase dois mil estudantes de 63 municípios e 12 polos regionais numa série de discussões sobre o tema "Educação política nas escolas".

Projeto de formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, o PJ Minas é realizado pela ALMG por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas e com câmaras municipais.

Durante esta fase, serão três dias de atividades em Belo Horizonte. O desafio que espera os estudantes nessa reta final é votar o documento contendo propostas relacionadas ao tema. Nas etapas municipal e regional, foram ainda eleitos 120 representantes para a etapa estadual.

programação da plenária estadual começa às 16 horas de quarta-feira (20), com atividades de entrosamento no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Edjao) da ALMG. 

Na quinta (21), na Escola do Legislativo, haverá discussões em grupos de trabalho e votação para a escolha do tema da próxima edição. E, finalmente, na sexta (22), ocorrerá a votação do documento final de propostas, a partir das 10 horas, no Plenário da Assembleia.

Como ocorre a cada edição, o documento final será enviado à Comissão de Participação Popular, com o objetivo de propor encaminhamentos sobre o tema da edição.

Para o presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), a dinâmica das discussões, além de abrir espaço para a formação cidadã de estudantes, também estimula os jovens a participarem da agenda política de seus municípios.

Crescimento - Esta é a 14ª edição do projeto, que mobilizou um total de 248 escolas, a maioria da rede pública, além de 149 monitores e 133 coordenadores. Vinte e uma cidades participam pela primeira vez do projeto, que a cada ano tem atraído mais interessados.

Grupos antecedem votação no Plenário

documento consolidado para a estapa estadual contém um total de 79 propostas. Para discutir e votar o documento, os estudantes vão se organizar em três grupos de trabalho (GTs) nesta quinta (21), na Escola do Legislativo.

Assim como nas etapas anteriores, cada GT vai trabalhar com um subtema relacionado ao tema geral: educação política e currículo (1); interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens (2); e educação política para uma gestão democrática e participativa.

Cada GT vai priorizar até três propostas relacionadas ao seu subtema. O resultado desse processo nos grupos comporá o documento base que será levado ao Plenário nesta sexta (22) para a votação final.

Próxima edição - Os estudantes ainda vão escolher, entre três opções, o tema da edição 2018 do PJ Minas, sendo eles "Jovens e o mercado de trabalho"; "Violência contra a mulher" e "Violência e criminalidade entre os jovens". Esses três temas serão discutidos e votados na quinta (21) pela manhã.

Trabalho em rede marca o projeto

A plenária estadual do PJ Minas 2017 vai coroar um trabalho colaborativo e desenvolvido em rede desde agosto do ano passado, quando começou a etapa de preparação desta edição. Essa fase envolveu atividades como de capacitação, inclusive com a oferta de um curso online para as câmaras estreantes no projeto.

Após o lançamento das atividades nos municípios, com a participação da comunidade e dos vereadores, as câmaras mobilizaram monitores e estudantes para participarem do programa de formação e de atividades de diagnóstico local. Nessa fase, realizada entre abril e junho deste ano, os estudantes discutiram e votaram as propostas dos documentos municipais.

As propostas priorizadas nas cidades foram, então, encaminhadas ao polo regional correspondente, onde a dinâmica mais uma vez se repetiu, dessa vez para aprovação dos documentos regionais, no período de 24 de junho a 23 de agosto.

Redes sociais estimulam participação dos estudantes

Presente em todas essas etapas do projeto, o uso das redes sociais pelo PJ Minas trouxe novidades neste ano. Na campanha "Quem conta é você", os alunos relataram impressões das plenárias nos 12 polos do projeto por meio de fotos, vídeos, entrevistas, crônicas, poemas, música e o que mais a imaginação mandasse.

A mobilização para a campanha e seus resultados estão na fan page estadual do projeto no Facebook, que a cada ano se firma como espaço de trocas e aprendizado entre estudantes, monitores, coordenadores e câmaras municipais.

Houve, ainda, a continuidade da campanha "Como vejo minha cidade", que marcou a etapa municipal. Durante essa fase, os estudantes puderam participar tirando fotos que representassem o tema da edição em sua cidade, acompanhada de um texto.

As fotos mais curtidas no Facebook estão num álbum na fan page e no Instagram da Assembleia. Elas também estarão expostas na abertura da etapa estadual nesta quarta (20), no Edjao, onde haverá oficinas de vivências sobre o tema da edição, esquetes teatrais e mostra de vídeos de programas produzidos pela TV Assembleia.