A esterilização de cães e gatos da forma mais prematura possível será abordada - Arquivo ALMG

Castração pediátrica de animais será tema de audiência

Comissão recebe a veterinária Yara Sarmento Lacerda para debater o assunto na próxima quinta-feira (21), às 14h30.

15/09/2017 - 11:21 - Atualizado em 15/09/2017 - 14:57

Na próxima quinta-feira (21/9/17), a Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai receber a médica veterinária Yara Sarmento Lacerda, diretora-presidente da ONG SOS Bichinho, de Pará de Minas (Região Central do Estado), para debater a castração pediátrica de animais domésticos. A reunião será às 14h30, no Plenarinho IV.

O tema envolve a necessidade de esterilização de cães e gatos da forma mais prematura possível. De acordo com Yara, esse tipo de procedimento ainda é um grande tabu para a medicina veterinária – muitos profissionais recomendam que os animais só sejam castrados depois de adultos.

“O objetivo da reunião é expor a experiência da SOS Bichinho com a castração pediátrica e os resultados positivos alcançados. Também estará em pauta o preconceito contra o procedimento”, explica o deputado Noraldino Júnior (PSC), que solicitou a audiência.

A veterinária Yara Lacerda vai abordar, entre outras questões, a falta de embasamento das contraindicações para a castração pediátrica, os benefícios comportamentais, de saúde e de controle populacional que o procedimento traz, bem como a problemática que envolve a adoção de filhotes não-castrados em um ambiente urbano.