Participantes do programa vieram de Divinópolis, Viçosa e Ouro Preto - Arquivo ALMG

Geração aborda a educação política em escolas

Programa, da TV Assembleia, debate também o projeto Parlamento Jovem de Minas com estudantes mineiros.

06/09/2017 - 09:40 - Atualizado em 06/09/2017 - 17:54

É preciso discutir política nas escolas? Este é o tema do programa Geração, que vai ao ar no sábado (9/9/17), às 19 horas, pela TV Assembleia. A conversa é com jovens estudantes super ativos em suas escolas e que têm muitas ideias sobre o assunto.

Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Geração.

Os participantes vêm de várias cidades mineiras que agitaram o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), discutindo alternativas para que a educação política nas escolas se torne uma realidade mais inclusiva, mais democrática e permanente no currículo.

No estúdio da TV Assembleia, jovens de Divinópolis (Centro-Oeste de Minas), Viçosa (Zona da Mata) e Ouro Preto (Região Central do Estado) falam de suas vivências e das principais propostas para efetivamente instituir a educação política nas escolas. Estudantes de outras 12 cidades também deram sua opinião ao longo do programa, através de vídeos enviados para a TV ou pela fan page do PJ Minas no Facebook.

O bate-papo, no programa Geração, também contou com a participação do cientista social, Frederico Santana Rick, que integra o NESP – Núcleo de Estudos Sócio Políticos da PUC Minas e é coordenador da Frente Brasil Popular. Ele tirou dúvidas dos jovens sobre a questão da educação política nas escolas, tema do PJ Minas 2017.

Parceria bem sucedida 

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política, criado pela Assembleia Legislativa, em parceria com a PUC Minas, em 2004. Hoje, participam estudantes do ensino médio e superior, de escolas públicas e privadas de Minas Gerais.

A cada ano, tem um tema diferente que é escolhido e discutido pelos próprios participantes do projeto. As discussões são feitas com apoio das Câmaras Municipais, que estimulam e mobilizam os jovens para os debates municipais e também regionais. Este ano, foram 63 municípios participantes, envolvendo quase 2 mil estudantes no projeto.

Durante o programa, vários jovens contam como o Parlamento Jovem mudou suas vidas e falam da oportunidade de conhecer melhor a política, fazer novos amigos e pensar o futuro do País. Eles também destacaram a mobilização pela internet, que integrou ainda mais a juventude mineira, tanto na etapa municipal, quanto na regional.

Campanhas - Para os entrevistados, a fan page desempenhou um papel importante, com as campanhas “Como vejo minha cidade” e “Quem conta é você”. Segundo eles, trabalhar vídeos e fotos, registrando tudo que aconteceu nas plenárias, permitiu aprender a usar melhor essas ferramentas, que podem ser muito úteis na mobilização de outras questões em suas comunidades.

O jovens também falaram das expectativas para a plenária final do Parlamento Jovem, que será realizada nos dias 20 a 22 de setembro, na sede da Assembleia, em Belo Horizonte.

Na ocasião, os representantes dos 12 polos apresentam e analisam as propostas aprovadas na etapa regional e votam as melhores para apresentar em documento aos deputados da Assembleia. As propostas são encaminhadas à Comissão de Participação Popular, onde recebem encaminhamentos e providências, e podem até virar lei.

Reprises - O Geração será reprisado no domingo (10), às 12h30, e também na segunda-feira (11), às 13 horas.