Parlamentares querem debater comunicação pública
Requerimento aprovado nesta quarta-feira (30) é para dar continuidade a discussões iniciadas no ano passado.
30/08/2017 - 19:10Requerimento de audiência para discutir os desdobramentos do Ciclo de Debates Desafios da Comunicação Pública em Rede, realizado em maio de 2016, foi aprovada nesta quarta-feira (30/8/17) pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O tema será debatido em conjunto com a Comissão de Participação Popular.
A reunião ainda visa debater a constituição da rede estadual de canais de cidadania, envolvendo ações relacionadas à Empresa Mineira de Comunicação. O requerimento de autoria da deputada Marília Campos (PT) atenderá proposta de ação legislativa apresentada por Helen Cristina Novais, do Ponto Livre Gestão de Empreendimentos Criativos.
A iniciativa pede a criação de uma rede de comunicação integrada em cada um dos 18 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais. O objetivo é estimular a produção de conteúdo local para a difusão da comunicação entre essas regiões.
Comissão debate melhorias na área de cultura
Ainda na reunião, o presidente da comissão, deputado Bosco (PTdoB), aproveitou a presença de membros do Conselho Municipal de Cultura de Araxá (Alto Paranaíba) para falar da implementação de cursos para conselheiros aumentarem seus conhecimentos na área cultural.
Bosco sugeriu que os municípios, quando concederem incentivos para a realização de eventos culturais, separem uma parte da verba para a criação de fundo para futuros eventos.
O secretário de Estado adjunto de Cultura, João Batista Miguel, se juntou à mesa e falou da importância da Lei Cultura Viva. Segundo ele, a norma tem o objetivo de dar maior visibilidade a grupos e manifestações culturais que muitas vezes, por não possuírem CNPJ, não são reconhecidas por políticas públicas.
Os conselheiros de Araxá agradeceram a oportunidade de debater ideias na ALMG. Ao final, pediram recursos e apoio aos deputados para as atividades culturais no município.