Parlamentares também aprovaram requerimento de visita à Usina de Jaguara

Parlamentares farão visita técnica à Usina de São Simão

Deputados da Comissão de Minas e Energia participarão de ato contra o leilão de usinas operadas pela Cemig.

22/08/2017 - 19:16

Um requerimento para realização de visita técnica à Usina de São Simão, no Triângulo Mineiro, foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (22/8/17). Na reunião, a comissão ainda aprovou mais três visitas técnicas e outras quatro audiências públicas.

No próximo dia 25, a comissão irá ao município de Santa Vitória (Triângulo Mineiro) para se unir ao movimento Frente Mineira da Defesa da Cemig, contrário ao leilão da Usina de São Simão e de mais outras três usinas operadas pela empresa no Estado. 

O protesto contra o leilão acontecerá no acampamento da Plataforma Operária Camponesa de Energia, próximo à Usina de São Simão. A iniciativa para a visita é dos deputados Rogério Correia (PT) e Bosco (PTdoB). Outro requerimento aprovado, dos mesmos deputados, é para visita à Usina de Jaguara, no município de Sacramento (Triângulo Mineiro), também para participar de ato contra o leilão.

Foram aprovados ainda dois requerimentos de autoria dos deputados Antonio Lerin (PSB), João Vitor Xavier (PSDB) e Bosco. Um deles é para realização de audiência pública sobre a viabilidade de geração de energia a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos, bem como fontes públicas de financiamento.

O outro requerimento é para discutir, também em audiência pública, a necessidade da ampliação de investimentos da Cemig no Noroeste do Estado, com o objetivo de atender os produtores rurais.

Na mesma reunião, foram aprovados quatro requerimentos de autoria do presidente da comissão, deputado João Vitor Xavier. Dois deles são para realização de visitas técnicas aos municípios de São José da Lapa e Caeté (ambos na Região Central) para averiguar as constantes oscilações e quedas na energia elétrica.

Os outros dois requerimentos foram para realização de audiências públicas. Uma delas para debater a possível privatização das usinas hidrelétricas de Furnas. A segunda tem o objetivo de discutir, com representantes de municípios mineradores, a Medida Provisória 789/17, que altera a legislação que trata da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem).

Arrecadação – O governo federal quer leiloar as Usinas de São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Grande para fazer caixa e equilibrar as contas públicas. Com isso, espera arrecadar o valor de R$ 11 bilhões.

Entretanto, a Cemig, operadora das quatro hidrelétricas, alega que essas usinas representam 50% da capacidade de geração energética da empresa e, caso aconteça o leilão, seria limitada a possibilidade de investimentos da empresa.

Diante deste quadro, a “Frente Mineira da Defesa da Cemig” está promovendo uma série de protestos e movimentos que visam impedir a transferência das usinas. Os participantes do movimento alegam que a conta de luz subirá caso as hidrelétricas sejam leiloadas.

Consulte o resultado da reunião