Fim do atendimento no Galba Ortopédico gera visita e reunião
Deputados querem saber motivos que levaram ao encerramento das atividades da unidade da Rede Fhemig.
04/08/2017 - 14:11 - Atualizado em 04/08/2017 - 18:18A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai averiguar as condições que levaram ao fechamento da Unidade Ortopédica do Hospital Galba Velloso, em Belo Horizonte. Para tanto, os deputados agendaram uma visita à instituição, que fica na Rua Conde Pereira Carneiro, 364 - Gameleira.
A atividade será nesta terça-feira (8/8/17), às 10 horas, e atende a requerimento dos deputados Doutor Jean Freire (PT) e Antônio Jorge (PPS). Este criticou a medida de fechar a unidade ao invés de corrigir o problema.
Dando sequência à visita, já na quinta-feira (10), a Comissão de Saúde promove reunião conjunta com a Comissão de Administração Pública para tratar do mesmo tema e, ainda, debater a qualidade da gestão dos hospitais da Rede Fhemig. A audiência será às 9 horas, no Plenarinho IV, e foi solicitada pelos deputados Carlos Pimenta (PDT), presidente da Comissão de Saúde, Sargento Rodrigues (PDT) e Doutor Jean Freire.
Na última quarta-feira (2), funcionários da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) participaram de reunião da comissão e protestaram contra o fechamento do Galba Ortopédico.
A diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), Neusa Freitas, disse que a decisão teria sido tomada após acordo entre a Fhemig e o Ministério Público, diante de laudos da vigilância sanitária que apontariam irregularidades no imóvel. Ela também explicou que os funcionários foram surpreendidos com a notícia no dia 28 de julho e que a medida atinge cerca de 200 servidores.
Na reunião, o funcionário do Galba Ortopédico, Tiago de Oliveira Neto, condenou o fechamento da unidade e apontou que ela cumpre uma função importante na rede de saúde estadual, ao desafogar o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS) na realização de cirurgias ortopédicas. De acordo com ele, a unidade conta com 86 leitos, bloco cirúrgico e atendimento ambulatorial.