Convivência entre homens e animais na cidade será debatida

Analista do Ibama falará sobre o fenômeno do aumento de espécies na área urbana e como podem ser evitados conflitos.

28/07/2017 - 17:53

A Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, na próxima quinta-feira (3/8/17), o analista ambiental do Ibama, Daniel Ambrózio da Rocha Vilela, para debater os conflitos gerados com o crescente surgimento de animais nas áreas urbanas. A reunião será às 14h30, no Auditório.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), que solicitou o encontro, a presença de animais silvestres nas cidades é um evento natural, esperado e gradativo, e por isso não é viável a tentativa de extermínio das espécies nativas nesses ambientes. “É preciso entender o convívio e minimizar o risco para todos”, defende.

Daniel Vilela apresentará as vantagens e desvantagens do convívio humano com os animais e discutirá regras e procedimentos gerais para essa convivência, visando a redução dos problemas.

O especialista também vai orientar sobre a captura, remoção e eventuais cuidados que devem ser tomados, além de prestar informações para evitar temores infundados, como aqueles relacionados a transmissão de doenças ou ataques improváveis.