Novo acesso entre as cidades desafogaria o trânsito - Arquivo ALMG

Novo acesso entre BH e Nova Lima motiva reunião

Audiência pública será realizada nesta terça-feira (1º/8), às 11 horas, no Plenarinho II.

28/07/2017 - 12:15

Debater a implantação de um novo acesso viário entre a Capital e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o objetivo de audiência pública que a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar nesta terça-feira (1º/8/17). A reunião será às 11 horas, no Plenarinho II.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Fábio Cherem (PSD), que preside a comissão. Segundo informações do seu gabinete, o deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) encaminhou um ofício a Cherem, pedindo que o debate fosse realizado na ALMG.

A intenção é de transformar a linha férrea da extinta Rede Ferroviária Federal, no limite entre os bairros Vila da Serra (Nova Lima) e Belvedere (BH), em uma avenida com seis pistas que ajudaria a desafogar o trânsito entre as duas cidades. A ideia desse acesso não é nova, foi apresentada em 2003, mas não avançou.

O deputado federal enfatizou nesse ofício que a área de propriedade do governo federal se encontra abandonada há anos e tem sido ocupada de forma irregular, devendo ser revertida para o bem comum.

“Para tanto, solicitamos a cessão da área para os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima para implantação de um novo acesso viário, principalmente levando em consideração o enorme passivo do governo federal com o Governo de Minas e com os municípios citados”, destacou no documento.

Alternativa – Conforme divulgado pela imprensa, o projeto, chamado de Via Estruturante Sul, contaria com 14 quilômetros de extensão, ligando o Centro de Nova Lima à BR-356, na altura do Anel Rodoviário, no bairro Olhos D’Água, na Região do Barreiro.

A obra seria uma alternativa à passagem pela rodovia MG-030 ou pelo trevo do BH Shopping, na altura da BR-356 com a avenida Raja Gabaglia. De acordo com informações da BHTrans, esse trevo recebe cerca de 17,5 mil veículos por dia.

Entre os convidados para discutir o assunto estão os prefeitos de Belo Horizonte e de Nova Lima, Alexandre Kalil e Vítor Penido, respectivamente; além do deputado federal citado. Integrantes de órgãos ligados ao tema e de associação de moradores também foram chamados para a audiência.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.