Comissões irão conhecer futura sede da EMC

Empresa foi constituída a partir da fusão da Rádio Inconfidência com a Rede Minas de Televisão.

26/05/2017 - 18:12

Parlamentares das Comissões de Cultura e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão realizar, na próxima quarta-feira (31/5/17), às 10 horas, uma visita à Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, na Capital, onde será instalada a Empresa Mineira de Comunicação (EMC). As obras da futura sede estão em andamento.

A empresa foi constituída a partir da fusão da Rádio Inconfidência com a Rede Minas de Televisão, conforme estabeleceu a Lei 22.294, de 2016, que compôs a reforma administrativa promovida pelo Governo do Estado.

Vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, a EMC assumiu as atribuições das duas empresas, mantendo as marcas Rádio Inconfidência, para os serviços de radiodifusão sonora, e TV Minas, para os serviços de radiodifusão de imagens e sons.

Democratização – Para o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), que sugeriu a visita, essa fusão fortaleceu a comunicação pública e racionalizou gastos. "Dada a magnitude das transformações em curso, é importante que a sociedade mineira e a Assembleia acompanhem de perto e monitorem as mudanças", afirma o parlamentar.

Em 2013, Celinho do Sinttrocel apresentou o Projeto de Lei 4.506/13, que criava as condições para a criação da EMC. “Os monopólios de comunicação influenciam todos os aspectos da nossa vida. Por isso, o fortalecimento da empresa, em breve com novos equipamentos e sede, é um passo importante para democratização das comunicações no País”, acrescentou Celinho.

A Estação de Cultura Presidente Itamar Franco está localizada à Rua Gonçalves Dias, 3.333, bairro Barro Preto.