Vacina contra cocaína será tema de audiência pública na ALMG

Comissões vão debater as perspectivas do tratamento de dependentes e a falta de recursos para a pesquisa.

26/05/2017 - 11:40 - Atualizado em 26/05/2017 - 17:46

As perspectivas do tratamento de dependentes de cocaína, sobretudo por meio de uma vacina, serão debatidas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A audiência conjunta das Comissões de Saúde e de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas será nesta quarta-feira (31/5/17), às 15h45, no Plenarinho IV.

O coordenador do Centro Regional de Referência em Drogas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Frederico Duarte Garcia, é um dos convidados com presença confirmada. Ele participa da coordenação da pesquisa da vacina e aponta que faltam recursos para o prosseguimento do trabalho.

O requerimento para a audiência é do deputado Antônio Jorge (PPS), presidente da Comissão de Combate ao Crack. O assunto, segundo ele, já foi levado ao secretário de Estado da Saúde, Sávio Souza Cruz, que ficou de buscar recursos por meio de um programa federal que destina verbas para pesquisas.

Conforme informações do gabinete do parlamentar, o estudo que vem sendo desenvolvido na UFMG se baseia no uso de uma molécula sintetizada a partir de substâncias da própria cocaína. Quando aplicada no organismo, ela estimula a produção de anticorpos que agem combatendo os efeitos da droga, como a sensação de prazer.

Pesquisa – O professor Frederico Garcia coordenou também, em 2015, a pesquisa “Conhecer e Cuidar”, que mostrou que o consumo de maconha e cocaína, em Belo Horizonte, vem superando a média nacional. A Capital tem 408 mil pessoas com dependência química, o que supera 16% da população. A cocaína tem 29,8 mil dependentes ou 1,2% da população.

Outros pesquisadores também são aguardados na audiência, além de representantes do Governo do Estado e da Associação Médica.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.