Foi aprovado debate público sobre a judicialização da saúde e as medidas do Poder Judiciário

Comissão quer debater casos de chikungunya em Valadares

Requerimentos de audiências púbicas para debater este e outros temas foram aprovados nesta quarta-feira (3).

03/05/2017 - 12:52

Com o objetivo de debater o enfrentamento da epidemia de chikungunya, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública em Governador Valadares (Vale do Rio Doce). A audiência, requerida pelos deputados Bonifácio Mourão (PSDB), Antônio Jorge (PPS), Geraldo Pimenta (PCdoB) e Doutor Wilson Batista (PSD), foi aprovada em reunião nesta quarta-feira (3/5/17).

O presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), destacou que se presencia um aumento nos casos de chikungunya, em especial em Governador Valadares, sendo fundamental debater o assunto com o governo estadual.

O deputado Bonifácio Mourão apontou que atualmente Governador Valadares possui cerca de 60% dos casos da doença em Minas Gerais. Já o deputado Antônio Jorge lembrou que a chikungunya é uma doença grave, que deixa várias sequelas, como a limitação funcional.

Judicialização – Na reunião, também foi aprovada a realização de um debate público para discutir a judicialização da saúde e as medidas do Poder Judiciário. O requerimento foi apresentado pelo deputado Doutor Jean Freire (PT).

O deputado Antônio Jorge pediu uma audiência para comemorar o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lupus e debater o lupus eritematoso sistêmico. Outro requerimento do parlamentar que foi aprovado é de audiência sobre as possibilidades e inovações no tratamento das atrofias musculares raras.

Já Doutor Jean Freire apresentou requerimento para debater determinação do Ministério da Saúde em criar uma fila única para cirurgias eletivas.

Consulte o resultado da reunião.