Comissão visita Instituto São Rafael nesta segunda (10)
Objetivo é conhecer as condições de funcionamento da instituição, que atende alunos com deficiência visual.
07/04/2017 - 11:18Parlamentares da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão visitar o Instituto São Rafael, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (10/4/17), às 9 horas. O objetivo é conhecer as instalações, as condições de funcionamento e as intervenções necessárias para melhor atendimento dos alunos com deficiência visual que frequentam a instituição.
São autores do requerimento para a realização da visita o presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD), e os deputados Tito Torres (PSDB) e Nozinho (PDT).
O deputado Duarte Bechir ressalta que a instituição desempenha relevante papel na inclusão educacional, social e profissional de seus alunos, promovendo um trabalho modelar em favor da pessoa com deficiência visual.
Segundo Duarte Bechir, a meta é que a comissão possa buscar, junto ao Estado e a outras parcerias, mais recursos para a inclusão plena daqueles que lá são atendidos.
A instituição - O Instituto São Rafael é um estabelecimento estadual de ensino especializado, voltado para a educação, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual. No local, são atendidos desde bebês até pessoas da terceira idade, abrangendo do ensino fundamental à educação de jovens e adultos (EJA).
A instituição foi inaugurada em 2 de setembro de 1926, com a missão de preparar as pessoas com deficiência visual para as adversidades do cotidiano e para o mercado de trabalho, para que tenham vida autônoma na sociedade.
Ela está estruturada em quatro núcleos: escolarização; habilitação e reabilitação; produção de material pedagógico em braille; e capacitação e formação de educadores, voltado para professores da rede pública de ensino.
O Instituto São Rafael fica na Avenida Augusto de Lima, 2.109, Barro Preto.