A campanha de conscientização sobre o autismo é realizada na Assembleia desde 2013 - Arquivo/ALMG

ALMG apoia campanha pela conscientização sobre o autismo

A cor azul foi escolhida como representação do transtorno, que tem maior incidência em meninos.

31/03/2017 - 15:40 - Atualizado em 03/04/2017 - 18:23

O Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), está iluminado pela cor azul desde o último domingo (2/4/17), Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A iluminação no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira permanece até este sábado (8). 

A iniciativa acontece durante a Semana Estadual de Conscientização sobre os Transtornos do Espectro do Autismo, que foi instituída no ano passado e está prevista na Lei 22.419, de 2016. Ela é originária do Projeto de Lei (PL) 1.259/15, do deputado Duarte Bechir  (PSD).

A ação também é realizada em apoio à campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para esclarecer, informar e chamar a atenção da sociedade para o autismo.

Neste ano, o tema da campanha no Brasil, é: "Sou autista e tenho direito ao meu próprio corpo". O foco é chamar atenção para três aspectos:

  • Os direitos sexuais e reprodutivos;
  • A proteção contra abusos e violência sexual;
  • A proteção contra tratamentos experimentais, desumanos e degradantes.

A cor azul foi escolhida como representação do autismo, pois a incidência em meninos é maior, em uma proporção de quatro meninos para uma menina com autismo. 

TV Assembleia - O programa Panorama, da TV Assembleia, vai debater o assunto nesta quarta (5), às 8h30, com a participação do psiquiatra infantil Felipe Guimarães Amorim e o vice-presidente da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo, Maurício Moura.

Os convidados vão esclarecer dúvidas sobre a doença, quais são os espectros do autismo, como é feito o diagnóstico e os tratamentos disponíveis.