Comissão também recebeu requerimentos que devem ser votados na próxima reunião

Surto da febre amarela será tema de audiência pública

Comissão de Saúde aprovou requerimentos para debater este assunto, autismo e mapeamento genético pelo SUS.

29/03/2017 - 10:55

O surto da febre amarela em Minas Gerais, em especial, nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, será debatido em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento do deputado Doutor Jean Freire (PT) foi aprovado em reunião da comissão na manhã desta quarta-feira (29/3/17).

Também foram aprovados outros dois requerimentos para realização de audiências públicas. O deputado Antônio Jorge (PPS) solicitou que seja debatida a conscientização e a sensibilização do autismo, diante da Semana de Conscientização do Autismo.

Já o vice-presidente da comissão, deputado Doutor Wilson Batista (PSD), requereu a realização de audiência para debater o Projeto de Lei (PL) 18/15, de sua autoria, que assegura às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama o acesso ao teste de mapeamento genético pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito do Estado.

Recursos para a saúde – Foram recebidos requerimentos de outros parlamentares que devem ser votados na próxima reunião da comissão.

Entre eles, o pedido do deputado Geraldo Pimenta (PCdoB) para debater os impactos na saúde do congelamento dos gastos públicos sociais e das reformas trabalhista e da Previdência. O parlamentar destacou que os recursos para a saúde já são escassos e que essas medidas podem piorar a situação.

Os deputados Doutor Wilson Batista e Doutor Jean Freire apontaram que o congelamento pode comprometer ainda mais o atendimento da população. Já o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) afirmou que é preciso garantir que os recursos federais, estaduais e municipais sejam corretamente destinados à saúde.

Consulte o resultado da reunião.