Segurança no campo e agricultura familiar são alguns dos temas que serão tratados pela comissão

Carne Fraca será debatida pela Comissão de Agropecuária

Deputados estão preocupados com a repercussão negativa da operação da Policia Federal para o agronegócio no Estado.

28/03/2017 - 17:43

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta terça-feira (28/3/17) seis requerimentos, sendo quatro para a realização de audiências públicas e dois para visitas. Entre os assuntos em pauta está a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal no último dia 17, cuja repercussão estaria comprometendo as exportações brasileiras.

O requerimento para esse debate é de autoria dos deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB), presidente da comissão, e Inácio Franco (PV). Segundo o documento, o objetivo é discutir os impactos econômicos no Estado, tendo em vista a disputa do Brasil pela liderança mundial na exportação de carnes.

O País detém aproximadamente um quinto das exportações mundiais de carne, que é o terceiro produto mais importante na pauta do comércio exterior brasileiro, atrás apenas dos grãos e do minério. Ainda não foi definida data para o debate.

Os demais requerimentos aprovados pela comissão preveem ainda debater, em audiências públicas:

  • A titulação de terras da reforma agrária;
  • A crise financeira dos produtores de batata, morango e brócolis, entre outros produtos, na região de Pouso Alegre (Sul de Minas), devido às intempéries da natureza e ao baixo preço de comercialização;
  • A ocorrência de pragas nos pequizeiros do Cerrado mineiro, comprometendo a geração de renda de agricultores familiares.

Os autores desses requerimentos são, respectivamente, os deputados Arlen Santiago (PTB), Antonio Carlos Arantes e Rogério Correia (PT).

Visitas – Por fim, também foi aprovada a realização de duas visitas, ambas atendendo a requerimentos do presidente da comissão. A primeira delas será à feira MegaLeite 2017, exposição brasileira do agronegócio do leite, que chega à sua 14ª edição. O evento será realizado entre os dias 28 de junho e 1º de julho no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte.

A segunda visita será à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para conhecer os projetos da pasta e planos do secretário, Pedro Paulo Coutinho Leitão, assim como apresentar as diretrizes de atuação da comissão no atendimento das demandas do setor.

Nessa linha, o deputado Antonio Carlos Arantes anunciou a segurança e a tecnologia no campo, os entraves da legislação ambiental e das altas taxas cartoriais em financiamentos e o apoio à agricultura familiar como alguns dos temas que serão abordados ao longo do ano pela Comissão de Agropecuária.

Consulte o resultado da reunião.