O Parlamento Jovem de Minas cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Legislativo municipal e no estadual - Arquivo/ALMG

Parlamento Jovem de Minas será lançado nesta segunda (27)

Cerimônia com presidentes de câmaras municipais marca início oficial de projeto voltado para formação de estudantes.

23/03/2017 - 13:01 - Atualizado em 23/03/2017 - 14:44

Será lançado oficialmente nesta segunda-feira (27/3/17), em cerimônia às 14h30, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Parlamento Jovem de Minas 2017 (PJ Minas). Esta é a 14ª edição do projeto, que este ano tem como tema "Educação Política nas Escolas" e conta com a participação de 65 câmaras municipais, das quais 22 são novatas.

Durante o evento, será apresentado aos participantes o processo de trabalho do projeto, realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas. Também serão ouvidos presidentes de câmaras municipais sobre suas expectativas com relação ao PJ Minas.

O objetivo da cerimônia é estreitar o relacionamento entre as instituições envolvidas no projeto, criado para estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior.

"Esses momentos de encontro são importantes frente ao desafio de mantermos uma boa comunicação com os parceiros, já que o projeto cresceu muito e adotou como diretriz de trabalho a colaboração em rede", frisa Marta Parker Andrade Oliveira, da Escola do Legislativo da ALMG e integrante da equipe de coordenação do PJ Minas.

Cidades participantes - 2017

Novatas

Veteranas

Andradas

Betim

Bonfinópolis de Minas

Cachoeira de Minas

Camanducaia

Carandaí

Conceição do Mato Dentro

Conceição dos Ouros

Córrego do Bom Jesus

Curvelo

Formiga

Ibiracatu

Itanhandu

Lavras

Limeira do Oeste

Madre de Deus de Minas

Maria da Fé

Pains

Paraisópolis

Ponte Nova

Senhora dos Remédios

Taiobeiras

 

Belo Horizonte

Cambuí

Capelinha

Carvalhópolis

Conceição das Alagoas Divinópolis

Extrema

Guaxupé

Itabira

Itajubá

Itamarandiba

Iturama

João Monlevade

João Pinheiro

Juiz de Fora

Leopoldina

Machado

Matias Barbosa

Montes Claros

Monte Sião

Nova Serrana

Ouro Fino

Ouro Preto

Pará de Minas

Paula Cândido

Poços de Caldas

Pouso Alegre

Rio Preto

Santana da Vargem

Santa Rita de Caldas

Santos Dumont

São Gonçalo do Rio Abaixo São Lourenço

São Sebastião do Paraíso

Três Corações

Três Pontas

Ubá

Uberaba

Uberlândia

Unaí

Varginha

Viçosa

Visconde do Rio Branco

Dinâmica envolve estudantes em três etapas de discussões

Como em edições anteriores, as câmaras municipais e estudantes participantes do projeto serão organizados em 12 polos regionais para a discussão do tema "Educação Política nas Escolas".

O desafio está em apontar propostas relacionadas ao que ensinar e como ensinar nas escolas para a educação política do jovem, aprofundando a reflexão em torno de pontos como senso de justiça, solidariedade e respeito à diversidade.

Para orientar as atividades e o debate do tema geral, a coordenação estadual do PJ Minas delimitou para o debate três subtemas. Eles vão nortear as discussões nas três etapas que compõem o projeto - municipal, regional e estadual - e são os seguintes:

  • "Educação política e currículo" (subtema 1);
  • "Interação entre escola e sociedade na formação política dos jovens" (subtema 2);
  • "Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas" (subtema 3).

Na etapa municipal, as câmaras vão mobilizar os monitores do projeto e os estudantes das escolas do ensino médio escolhidas para participar do programa de formação. Serão discutidas e votadas nessa fase propostas para um documento a ser encaminhado à Câmara Municipal.

Algumas propostas priorizadadas na cidade serão encaminhadas, ainda, ao polo regional correspondente, onde a dinâmica se repetirá, dessa vez com aprovação de documento regional a ser encaminhado à coordenação estadual. Esta, por sua vez, consolidará e divulgará as contribuições de todos os polos para serem debatidas pelos estudantes nos municípios antes da etapa estadual.

Depois disso, representantes dos estudantes finalmente se encontrarão em Belo Horizonte para a plenária estadual, realizada no Plenário da ALMG, onde será votado o documento final do evento. Ele será, então, enviado à Comissão de Participação Popular da ALMG, com o objetivo de propor encaminhamentos ao Legislativo sobre o tema da edição.

Calendário - Além do lançamento oficial nesta segunda (27), o projeto já teve concluídas este ano atividades de formação realizadas em fevereiro, na Escola do Legislativo da ALMG.

Do "Curso de Formação Introdutória" participaram representantes dos Legislativos municipais parceiros, tendo o "Curso de Formação de Coordenadores" capacitado aqueles que vão coordenar o PJ Minas nas câmaras municipais.

Conforme a programação desta 14ª edição, a etapa municipal do PJ Minas será realizada de 3 de abril a 23 de junho; a etapa regional, nos 12 polos regionais, de 24 de junho a 23 de agosto; e a etapa estadual de 24 de agosto a 31 de outubro.