Evento quer valorizar protagonismo juvenil
Comissão organizadora do Fórum das Juventudes defende a participação de jovens na implementação das políticas públicas.
22/03/2017 - 17:33Participantes da comissão organizadora do Fórum Técnico Jovens nas Gerais: Construindo o Plano Estadual das Juventudes apresentaram, nesta quarta-feira (22/3/17), propostas para documento de referência que pautará os debates do evento, a ser realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com entidades da sociedade civil.
As sugestões têm em comum a defesa do protagonismo juvenil na elaboração e execução das políticas públicas da área. Integrantes da comissão, que participaram da 11ª reunião preparatória, cobraram a efetiva participação de jovens nesse planejamento.
Eles explicaram que, muitas vezes, as ações são pensadas sem ouvir os próprios destinatários dessas políticas, além de não incluí-los no processo de implementação das medidas.
Ressaltaram, ainda, que segmentos como as juventudes quilombolas e indígenas ficam ainda mais à margem dessas discussões por motivos diversos, até mesmo por não se sentirem representados nessas instâncias.
Por isso, os integrantes da comissão defenderam proposta específica que visa à contratação de jovens para fazerem parte das equipes de trabalho que atuam junto a essa população.
Sugestões - Foram aprovadas sugestões que buscam coibir a violência física e psicológica contra os jovens com deficiência, assim como fomentar a acessibilidade.
Já para populações que são consideradas vulneráveis socialmente, como os transexuais, foi verificada a necessidade de incluir proposta que contemple a ampla proteção desses. A ação teria como objetivo dar condições a esse público de usufruir dos serviços de saúde, de frequentar as unidades de ensino, de se inserir no mercado de trabalho, dentre outras, sem sofrerem qualquer constrangimento.
12ª reunião preparatória - A próxima reunião preparatória do evento será realizada na próxima quarta (29).