Duarte Bechir defende medidas urgentes para conter desemprego
João Leite falou sobre eventual retirada de funções dos bombeiros militares
Paralisação de obras no hospital de Valadares pautou fala de Bonifácio Mourão

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 29/1/18

Desemprego, queda na inflação e obras em hospitais regionais foram alguns dos assuntos discutidos pelos deputados.

29/01/2018 - 10:48

Economia
O deputado Duarte Bechir (PSD) salientou que o atual momento pelo qual o Brasil passa exige muita coragem para que seja feito o necessário. O parlamentar lembrou que o desemprego de 12% da força de trabalho requer iniciativas urgentes. “Não podemos postergar as medidas fundamentais para que a economia tenha melhorias”, afirmou. Para Duarte Bechir, no entanto, a situação econômica já começa a dar sinais de recuperação. Ele citou pesquisa recente do Banco Central que revela previsão de queda da inflação. De acordo com o deputado, é preciso buscar o Brasil que se deseja e Minas Gerais terá, como sempre, um papel de vanguarda nesse sentido. Ele comentou que o Governo de Minas vai superar os desafios postos. Duarte Bechir também criticou, em seu pronunciamento, o clima de vale-tudo que, em sua opinião, está imperando no País.“Como agentes públicos, precisamos estar cientes das nossas responsabilidades”, acrescentou.

 

Governo do Estado
Críticas ao Governo de Minas pautaram o discurso do deputado João Leite (PSDB). Uma delas também diz respeito à minuta de decreto que cria o Comitê de Gestão da Aviação Estadual. A iniciativa retira, na opinião do parlamentar, função dos Bombeiros Militares, que têm expertise em salvamento nas estradas e em outros tipos de acidentes. “O governador quer dar para a Polícia Militar esse cuidado. Sabemos do importante papel da PM, mas esse não é o trabalho dela”, comentou. João Leite citou, ainda, dados recentes que mostram que o índice de captação de órgãos para transplantes em Minas Gerais é o menor em cinco anos. Em aparte, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) falou que uma das medidas de Pimentel foi suspender a construção de hospitais regionais. Em outro aparte, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) enfatizou que a segurança pública teve avanços nos últimos governos do PSDB no Estado, mas que agora estão indo por água abaixo.

 

Hospital regional
O deputado Bonifácio Mourão (PSDB) criticou a paralisação pelo Governo do Estado de obras nos hospitais regionais, sobretudo, no de Governador Valadares (Vale do Rio Doce). O parlamentar defendeu a relevância da entidade, explicando que 80% das obras dessa unidade já estão concluídas e que ela atenderá a muitos municípios da região. Ele falou que, junto com outros deputados, conseguiu alocar recursos para a continuidade dessas obras. Para Bonifácio Mourão, não pode haver esqueletos de construções, enquanto a população precisa de atendimento médico. Ele ponderou ainda que, com o funcionamento desse hospital regional, haverá menos demanda para a Capital. Em aparte, Arlen Santiago (PTB) criticou a falta de investimentos na área da saúde. Também em aparte, Celise Laviola (PMDB) disse reconhecer a gravidade da situação, mas salientou a confiança no compromisso do governador de concluir o hospital.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.