Eleição da Mesa terá chapa única e candidaturas avulsas

Deputados concorrem à eleição para sete cargos da Mesa da ALMG. Reunião será nesta quinta-feira (1º), às 9 horas.

01/12/2016 - 08:18

Uma chapa e duas candidaturas avulsas concorrem à eleição dos sete cargos da Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o 2º biênio (1º de fevereiro de 2017 a 31 de janeiro de 2019) da 18ª Legislatura. A Reunião Especial do Plenário para a definição dos novos integrantes da Mesa está marcada para esta quinta-feira (1º/12/16), às 9 horas, e será conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB).

Confira quem concorre pela chapa única:

  • Adalclever Lopes: presidente (concorre à reeleição)
  • Lafayette de Andrada (PSD): 1º-vice-presidente
  • Dalmo Ribeiro Silva (PSDB): 2º-vice-presidente
  • Inácio Franco (PV): 3º-vice-presidente
  • Rogério Correia (PT): 1º-secretário
  • Alencar da Silveira Jr. (PDT): 2º-secretário (concorre à reeleição)
  • Arlen Santiago (PTB): 3º-secretário

Outros dois deputados registraram candidaturas avulsas:

  • Doutor Wilson Batista (PSD): 1º-vice-presidente
  • Sargento Rodrigues (PDT): 1º-secretário

Votação – Durante a Reunião Especial de Plenário, a votação será feita separadamente para cada cargo e haverá tantas votações quantas forem as candidaturas registradas. No caso de registro de mais de uma candidatura para o mesmo cargo, a ordem da votação será estabelecida por sorteio.

A eleição da Mesa será realizada por voto aberto e pelo processo nominal. Os votos serão registrados no painel eletrônico e os parlamentares terão as opções de votar “Sim” ou “Branco". Não será habilitada a opção de se votar “Não”. Será considerado nulo o voto “Sim” do deputado para mais de um candidato ao mesmo cargo.

Mesa da ALMG – A eleição da Mesa para o segundo biênio de cada legislatura acontece sempre no mês de dezembro do segundo ano legislativo. A posse acontece em fevereiro do ano seguinte, na retomada dos trabalhos do Plenário, também em Reunião Especial.

A Mesa da Assembleia é uma comissão executiva formada por sete deputados (presidente, 1º, 2º e 3º-vice-presidentes e de 1º, 2º e 3º-secretários). Entre suas tarefas estão conduzir os trabalhos legislativos, propor alterações no Regimento Interno, promulgar emendas à Constituição, além de orientar os serviços administrativos e ordenar despesas da ALMG.