Também foram eleitos, por votação aberta e nominal, os demais membros da Mesa do Legislativo estadual para o período
Adalclever Lopes declarou que o objetivo é ter uma ALMG cada vez mais aberta aos cidadãos

Eleita Mesa da Assembleia para o biênio 2017-2019

Deputado Adalclever Lopes foi reeleito presidente do Parlamento mineiro, em Reunião Especial de Plenário.

01/12/2016 - 10:16 - Atualizado em 26/01/2017 - 15:55

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no biênio 2017/2019 será o deputado Adalclever Lopes (PMDB). O parlamentar, que ocupa o cargo desde 2015, foi reeleito por unanimidade, em Reunião Especial de Plenário realizada na manhã desta quinta-feira (1°/12/16).

Na solenidade, foram eleitos, ainda, por votação aberta e nominal, os demais membros da Mesa do Legislativo estadual para o período:

  • O deputado Lafayette de Andrada (PSD) foi eleito para 1°-vice-presidente;
  • O 2°-vice-presidente será o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB);
  • O deputado Inácio Franco (PV) foi escolhido para a cadeira de 3°-vice-presidente;
  • Os parlamentares elegeram para o cargo de 1°-secretário o deputado Rogério Correia (PT);
  • O 2°-secretário será o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que foi reeleito;
  • O deputado Arlen Santiago (PTB) foi escolhido para 3°-secretário.

O deputado Hely Tarqüínio (PV) foi escolhido pela Mesa, por unanimidade, o novo ouvidor da Assembleia de Minas. 

Em seu primeiro discurso como presidente reeleito, Adalclever Lopes fez um agradecimento emocionado aos colegas e disse que pretende ouvir cada vez mais os parlamentares para aprender com os cidadãos mineiros. “Apesar de defendermos diferentes bandeiras, o desejo de se fazer um Assembleia Legislativa forte é o que nos une”, declarou.

As candidaturas avulsas dos deputado Doutor Wilson Batista (PSD), para 1º-vice-presidente; e Sargento Rodrigues (PDT), para 1º-secretário, foram retiradas.

Mesa da Assembleia – A eleição da Mesa para o segundo biênio de cada legislatura acontece sempre no mês de dezembro do segundo ano legislativo. A posse é realizada em 1º de fevereiro do ano seguinte, na retomada dos trabalhos do Plenário, também em Reunião Especial.

A Mesa é uma comissão executiva formada por sete deputados (presidente, 1º, 2º e 3º-vice-presidentes e 1º, 2º e 3º-secretários). Entre suas tarefas estão conduzir os trabalhos legislativos, propor alterações no Regimento Interno da ALMG, promulgar emendas à Constituição, além de orientar os serviços administrativos e ordenar despesas do Parlamento.

Conheça os eleitos para a Mesa da Assembleia no biênio 2017-2019

Adalclever Lopes (PMDB): presidente

É empresário e exerce seu quarto mandato no Parlamento mineiro. Eleito em 2015 presidente da Assembleia, para o biênio 2015-2016. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Segurança Pública e membro titular do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.

Lafayette de Andrada (PSD): 1º-vice-presidente

É advogado e professor de Direito e de Ciência Política e técnico do Ibama. Exerce seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia e já ocupou o cargo de secretário de Estado de Defesa Social, no governo de Antônio Anastasia.

Dalmo Ribeiro Silva (PSDB): 2º-vice-presidente

É advogado e professor. Exerce seu quinto mandato consecutivo na Assembleia de Minas. Presidiu, nas duas últimas legislaturas, a Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento estadual.

Inácio Franco (PV): 3º-vice-presidente

É empresário, produtor rural e formado em Direito. Exerce seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia de Minas. Foi duas vezes prefeito de Pará de Minas (Região Central) e é o atual ouvidor do Parlamento mineiro.

Rogério Correia (PT): 1º-secretário

É professor. Exerce seu quarto mandato na Assembleia de Minas. Foi, ainda, vereador em Belo Horizonte em três oportunidades e fundou o Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE) e o Partido dos Trabalhadores. É atual líder do Bloco Minas Melhor no Parlamento.

Alencar da Silveira Jr. (PDT): 2º-secretário

É jornalista e radialista. Exerce seu sexto mandato consecutivo na Assembleia de Minas. Foi vereador em Belo Horizonte e reeleito para o cargo.

Arlen Santiago (PTB): 3º-secretário

É médico e advogado. Exerce seu quinto mandato consecutivo na Assembleia de Minas. Foi prefeito de Coração de Jesus (Norte do Estado) e é o atual presidente da Comissão de Saúde do Parlamento.

Hely Tarqüínio (PV): ouvidor

É médico-cirurgião. Exerce seu sexto mandato na Assembleia de Minas. Foi secretário-adjunto de Saúde na primeira gestão do governador Aécio Neves. É o atual 1º-vice-presidente do Parlamento.