Violência em São Joaquim de Bicas pauta audiência pública
Instalação de presídio na cidade da RMBH teria causado aumento do índice de criminalidade na região.
02/09/2016 - 11:35Discutir o combate à violência em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esse é o objetivo de uma audiência pública que será promovida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será nesta terça-feira (6/9/16), às 9 horas, no Plenarinho IV.
O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Sargento Rodrigues (PDT), contou que recebeu um ofício do prefeito de São Joaquim de Bicas, Luciano Passos, relatando que a instalação de um presídio resultou na mudança dos familiares dos presos para a cidade, provocando crescimento de forma desordenada da população, além do aumento do índice de criminalidade.
“O município não conta com câmeras de monitoramento, apesar de abrigar população carcerária de 5 mil detentos, o que corresponde a 14,8% dos moradores. Ressalta-se, também, que os detentos são transportados em viatura de apreensão, mas, diante de número insuficiente, ambulâncias são usadas nesse deslocamento, provocando atritos entre agentes de segurança penitenciários e servidores da área da saúde, além de insatisfação dos moradores”, ressaltou o parlamentar.
Convidados – Foram convidados para a audiência o prefeito de São Joaquim de Bicas, Luciano Passos, e o vice, Antônio Alves de Moura; o presidente da Câmara de São Joaquim de Bicas, Fábio Cândido Correa; o procurador-geral de Justiça do Estado, Carlos André Mariani Bittencourt; o comandante da 7ª Companhia Independente – Igarapé (RMBH), Alexandre Alves Gontijo; o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto; e a titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Igarapé (RMBH), Júnia Maria Benevides.