Time mineiro de futebol americano será homenageado na ALMG

Aniversário de 10 anos do Minas Locomotiva, que disputa Superliga Nacional, será celebrado na segunda (22), no Plenário.

19/08/2016 - 13:41 - Atualizado em 19/08/2016 - 15:59

Os aficionados mineiros do futebol americano poderão presenciar, nesta segunda-feira (22/8/17), o time que é o maior expoente no Estado, o Minas Locomotiva, ser homenageado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É que o Plenário do Parlamento mineiro será palco, a partir das 20 horas, de uma Reunião Especial para homenagear a Associação Social Minas Locomotiva, nome oficial do time, pelos seus dez anos de sua fundação. O requerimento para a homenagem é da deputada Ione Pinheiro (DEM).

A parlamentar ressalta a importância da iniciativa. "O futebol americano é um esporte que está em expansão no Brasil e vem atraindo a atenção da mídia e do público brasileiros. Nesse sentido, prestar uma homenagem ao Minas Locomotiva, que há 10 anos luta pelo reconhecimento desse esporte e se destaca pelas conquistas, é uma forma de incentivar a prática do futebol americano e contribuir com seu desenvolvimento", afirma Ione Pinheiro.

A solenidade contará com a presença de torcedores, atletas e dirigentes da equipe, entre eles seu presidente, Abraão Coelho Figueiredo Carvalho, que receberá placa com a homenagem e fará pronunciamento.

O evento contará ainda com a execução do Hino Nacional e uma apresentação das cheerleaders do time, que são as animadoras de torcida à beira do campo, uma tradição nos jogos da National Football League (NFL), entidade que organiza o campeonato nacional de futebol americano nos Estados Unidos.

História - Atual tricampeão mineiro e único representante do Estado na Superliga Nacional 2016, maior campeonato de futebol americano já organizado no País, o Minas Locomotiva foi criado oficialmente em 2006, tendo como origem o BH Goldminers, equipe criada por um grupo de amigos que se reunia para praticar o esporte no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte.

A mudança do nome no ano seguinte para Minas Locomotiva, além de alusão a outro ícone do Estado, o transporte ferroviário, deveu-se também a uma tentativa de aproximação com a torcida mineira, ao fugir do estigma de que o futebol americano é um esporte de estrangeiros.

Desde então, graças sobretudo à dedicação de seus atletas e dirigentes, o Minas Locomotiva cresceu e se tornou uma referência em Minas Gerais quando o assunto é futebol americano, ganhando cada vez mais torcedores, muitos deles fãs do esporte graças as transmissões pela TV dos jogos da NFL.

O esforço em divulgar o esporte em Minas Gerais ganhou novo fôlego em 2009, quando o Minas Locomotiva conquistou o primeiro Campeonato Mineiro de Futebol Americano, o Minas Bowl.

No ano seguinte, a equipe participou da primeira Liga Brasileira de Futebol Americano, com 14 equipes de diferentes Estados do Brasil, e, em 2013, o time participou pela primeira vez do Torneio Touchdown, torneio nacional que em 2016 se fundiu com o outro campeonato nacional que já existia, dando origem à Superliga Nacional, organizada sob a supervisão da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), entidade máxima que gerencia o futebol americano no Brasil.

Superliga – A Superliga Nacional é inspirada no campeonato da NFL, com as equipes de todo o Brasil divididas em conferências regionais. São 30 times de 16 Estados e Distrito Federal, divididos em quatro conferências, com dois grupos cada, reunindo inclusive representantes de clubes do nosso futebol que investem na modalidade, como Botafogo, Vasco, Santos, Flamengo, Corinthians e Coritiba.

Na Superliga Nacional, o Minas Locomotiva já disputou dois jogos pelo Grupo C da Conferência Leste. Perdeu nos segundos finais da estreia, contra o Botafogo Reptiles (RJ), por 35 a 33, mas na sequência goleou o Rio Branco Cabritos (ES) por 26 a 0. O próximo confronto do time, ainda sem local definido, será no próximo dia 10 de setembro, contra o Vasco da Gama Patriotas (RJ). 

Esporte – Esporte mais popular nos Estados Unidos, o futebol americano é uma modalidade derivada do rúgbi e, na NFL, é disputado por equipes de 11 jogadores, que se revesam na posse da bola tentando ganhar terreno para chegar a área final de pontuação.

Para isso, são traçadas estratégias complicadas de ataque e defesa e há inclusive especialistas em um único tipo de jogada, o que às vezes torna difícil a compreensão das regras pelos não iniciados. A final do torneio nacional nos EUA, chamado de Super Bowl, é um dos eventos esportivos de maior audiência mundial.