Na plenária final, participantes vão escolher propostas que podem subsidiar ações do poder público - Arquivo/ALMG
Foto de bicicletário em Itajubá foi uma das selecionadas na campanha
Imagens também retratam problemas, com a falta de passeio em Machado

ALMG recebe etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas

Projeto reunirá, em Belo Horizonte, estudantes de 43 municípios para debater e deliberar sobre o tema mobilidade urbana.

18/08/2016 - 18:10

Um ano depois de iniciada a preparação do Parlamento Jovem de Minas 2016, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, a partir desta quarta-feira (24/8/16), estudantes de 43 cidades do Estado para a última fase desse projeto de formação política.

etapa estadual irá consolidar o esforço de alunos e coordenadores que participaram de estudos, cursos, reuniões e outras atividades sobre o tema desta edição, a mobilidade urbana. Durante o encontro, propostas vindas das plenárias realizadas nos municípios e nos 12 polos regionais serão priorizadas e votadas e poderão subsidiar políticas públicas sobre mobilidade.

programação começa na noite de quarta (24), com uma atividade de entrosamento dos participantes, na sede da ALMG. Na quinta-feira (25), entre outras tarefas, os estudantes escolherão o tema da edição de 2017 e se reunirão em grupos de trabalho para analisar as propostas sobre mobilidade urbana.

documento tem 80 sugestões divididas pelos subtemas “Mobilidade: participação e controle social”; “Trânsito e transporte”; e “Mobilidade e estrutura”. As atividades desse dia se concentrarão na Escola do Legislativo. Na sexta (26), ocorre a plenária estadual, no Plenário, com votação e seleção das propostas que farão parte do documento final a ser entregue à ALMG.

O presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), avalia que essa é uma das mais importantes iniciativas do Legislativo estadual. "O incentivo à formação política dos jovens é fundamental para termos cidadãos mais informados e críticos, capazes de participar da vida política do nosso Estado”, destaca.

Ele também enfatiza que a parceria da PUC Minas e o apoio das câmaras municipais para a realização do projeto têm contribuído para o êxito da iniciativa, o que pode ser confirmado pelo aumento do número de cidades participantes. A edição deste ano tem nove municípios estreantes.

Sugestões podem pautar ações do poder público

O documento de propostas desta edição tem sugestões variadas, que vão desde a inclusão do tema mobilidade urbana nas discussões das escolas, passando pela construção de bicicletários e pela redução de impostos para compra de veículos não motorizados, até o passe livre para estudantes, além de iniciativas voltadas para a acessibilidade de pessoas com deficiência.

As 12 edições anteriores do PJ Minas já resultaram em centenas de propostas, transformadas em requerimentos, projetos de lei, emendas a projetos e também propostas de ação legislativa para o Estado. As sugestões também são utilizadas por câmaras municipais participantes.

Próxima edição – Paralelamente à realização da etapa estadual do PJ Minas, estudantes também escolherão o tema da edição de 2017. As sugestões foram enviadas às câmaras municipais pelos próprios alunos e avaliadas pela coordenação estadual do projeto.

Os três temas priorizados para o próximo ano são: Educação política nas escolas, Melhoria da saúde pública e Violência contra a mulher. Na página do PJ Minas, há uma breve contextualização sobre cada um deles.

Atividades em rede ampliam a participação

A cada edição, as redes sociais se consolidam como ferramenta importante para mobilizar e engajar os estudantes do Parlamento Jovem de Minas e também para divulgar as informações sobre o projeto.

Compartilhar uma foto ou um vídeo ou usar a hashtag de uma campanha são atividades que movimentam, cada vez mais, a fan page do projeto no Facebook e geram entrosamento nos municípios e nos polos participantes.

Uma das campanhas, a #ComoVejoMinhaCidade, realizou, nesta edição, uma seleção de imagens. Com câmeras nas mãos, estudantes de várias cidades mineiras saíram às ruas e captaram cenas relativas à mobilidade urbana.

As fotos foram publicadas na fan page e as dez mais curtidas e compartilhadas ganharam um post especial. Elas também serão destacadas no Instagram da ALMG a partir desta sexta-feira (19) e divulgadas na etapa estadual.

As imagens vencedoras retratam tanto iniciativas positivas, como a instalação de passeio tátil em uma rua de Viçosa (Zona da Mata) ou a tranquilidade do trânsito em Carvalhópolis (Sul de Minas), quanto problemas como um semáforo inativo em Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha), a falta de passeio em uma rua de Machado (Sul de Minas) e o desrespeito à sinalização em Itabira (Região Central do Estado).

A formação on-line também foi destaque na edição do PJ Minas 2016. A participação na etapa estadual deste ano teve como exigência a conclusão de quatro cursos na plataforma virtual de aprendizagem da Escola do Legislativo da ALMG, sobre política, mobilidade urbana, elaboração de propostas e sobre a dinâmica dos grupos de trabalho e da plenária estadual. Mais de 3 mil pessoas se inscreveram nos cursos.